5 de dezembro de 2019

Rio Uruguai

Imagem: Lisiane Klein Zamaro
O rio Uruguai é um curso de água que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas a 440 metros de altitude, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catariana. A sua nascente é o rio Pelotas e a foz é o rio da Prata. É um rio muito importante no sul do Brasil e serve de fronteira entre o Brasil e a Argentina e entre esse país e o Uruguai.

Recebe o nome de rio Uruguai somente após se juntar ao Canoas e sua extensão é de 1.838 km. Porém, se o seu comprimento for considerado a partir da sua nascente, que é o rio Pelotas, então sua extensão passa a ser de 2.150 km.

É navegável até a cidade de Salto, no Uruguai, em pequenas embarcações. No Brasil, entre as cidades de São Borja e Uruguaiana, em uma extensão que fica em torno de 210 km. Essa dificuldade de navegação deve-se às inúmeras corredeiras, tornando-se quase impossível de  navegar no seu curso superior, ou seja, em direção à sua nascente (montante). 
O rio Uruguai é o principal rio da bacia hidrográfica que leva o seu nome.
Imagem: Francisco F. N. Marcuzzo
A mudança da paisagem com a construção das hidrelétricas
A construção das hidrelétricas mudou o rio e a vida das pessoas no entorno. A primeira usina construída foi Itá, depois vieram as usinas de Machadinho e a Foz do Rio Chapecó. Com a construção dos reservatórios, foi submerso um dos maiores cartões postais: o estreito Augusto Cezar, em Marcelino Ramos, em 1999.

Vidas em torno do rio
O rio Uruguai definiu a ocupação da região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.É um patrimônio ambiental e cultural, à medida em que a relação com o rio foi fundamental para o desenvolvimento de diferentes modos de vida.
Meu avô, Aparício Araujo, estabeleceu ao longo da vida uma relação de amizade e cumplicidade com o rio Uruguai. Como ele, muitas outras pessoas identificam o rio como parte de suas vidas.

Salto do Yucumã
O Salto do Yucumã ou Iucumã ou Tucumã é a maior queda d'água longitudinal do planeta. É um conjunto de quedas d'água, que fica entre o Brasil e a Argentina. Sua localização no lado brasileiro é no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul. Já no lado argentino, fica no departamento de San Pedro, município de El Soberbio, na província de Misiones.
Você poderá se interessar também
A importância dos rios
O imenso rio Amazonas

Fonte (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Uruguai
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2012/05/sosriosbr-visita-xii-rio-uruguai.html
https://www.portaldasmissoes.com.br/imagens/view/id/238/rio-uruguai-imagens.html
https://www.suapesquisa.com/geografia_do_brasil/rio_uruguai.htm
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2013/noticia/2014/02/maior-do-rs-rio-uruguai-abastece-tres-hidreletricas-e-atrai-turistas.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_do_Yucum%C3%A3
Por André Luíz Onghero e Lucas Antonio Franceschi. Vidas em torno do rio: Uma abordagem histórica das relações estabelecidas entre as populações na região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul e o rio Uruguai. PDF.
Disponível em  https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/331/171

Um comentário:

  1. O rio Uruguai era muito especial para o meu avô. Ele tinha um vínculo muito forte com o rio, tanto que ele adorava contar histórias para os netos. Então, fazer esse post sobre o rio Uruguai é uma forma de prestar uma homenagem à ele.

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa