19 de dezembro de 2019

Unidades de Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental Lagoa Verde
Imagem: Reprodução
No post anterior falamos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e sobre  as Unidades de Proteção Integral . O Snuc é uma das mais importantes diretrizes da agenda ambiental brasileira e separa as Unidades de Conservação do país em duas categorias de manejo: Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável.

Hoje vamos entender o que são as Unidades de Uso Sustentável.

As Unidades de Uso Sustentável têm como objetivo geral compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcelas de seus recursos naturais. Nesse grupo, estão presentes as seguintes categorias de manejo:
* Áreas de proteção ambiental - Destina-se a disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais em áreas relativamente extensas do território nacional.
Exemplo: Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde.
* Área de relevante interesse ecológico - destina-se a manter os ecossistemas naturais em áreas relativamente reduzidas, com pouca ocupação humana, que abriguem exemplares raros da biota regional ou dotadas de características naturais consideradas extraordinárias.
Exemplo: Área de Relevante Interesse Ecológico Pontal dos Latinos e Pontal Dos Santiagos.
* Floresta (nacional, estadual ou municipal) - Destina-se à exploração sustentável dos recursos florestais em áreas com predominância de cobertura vegetal nativa.
Exemplo: Floresta Estadual Metropolitana.
* Reserva extrativista - Destina-se à exploração por parte das populações extrativistas tradicionais e à proteção dos modos de vida e das culturas dessas populações.
Exemplo: Reserva Extrativista Chico Mendes.
* Reserva da fauna - Destina-se aos estudos técnicos e científicos sobre o manejo dos recursos da fauna, em áreas com populações animais aquáticas e terrestres.
* Reserva de desenvolvimento sustentável - Destina-se a valorizar e conservar as técnicas de manejo das populações tradicionais e assegurar as condições para a melhoria da qualidade de vida dessas populações.
Exemplo: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itapanhapima.
* Reserva particular do patrimônio natural - Destina-se a conservar a diversidade biológica em áreas privadas, mediante compromisso assumido entre o órgão ambiental e o proprietário, que fica isento do Imposto Territorial Rural (ITR).
Exemplo: Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato

Fonte (livro):
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.
Fonte (internet):
https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-as-principais-unidades-de-conservacao-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa