12 de agosto de 2020

Estudos da população do Brasil

A população do Brasil 

A demografia é a área do conhecimento que estuda o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Já a Geografia da população também se preocupa com as dinâmicas da população, mas enfatiza as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico. 

O principal órgão brasileiro de pesquisa sobre a população brasileira é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse organismo realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, uma importante forma de quantificar estatisticamente os mais diversos dados sobre a população. Conforme dados do último censo realizado no Brasil (2010), a população total era de 190.755.799 habitantes. Segundo estimativas atuais, a população do Brasil é de 211 milhões de habitantes (ver estimativa atualizada no link do IBGE no final do texto). Esse grande contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. 

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A maior concentração da população está na região Sudeste e as menos povoada é a região Norte. A população brasileira está distribuída em um imenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Por causa disso, a população relativa é modesta, com a densidade demográfica de cerca de 24 hab/km². O dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.

Imagem: Reprodução
O Sudeste é a região mais populosa e a mais povoada do país por ter ingressado primeiramente no processo de industrialização, encontrando-se hoje bastante desenvolvida industrial e economicamente. O surgimento da indústria no Sudeste foi primordial para a urbanização e a concentração populacional na região, pois se tornou uma área de atração para trabalhadores de diversos pontos do país.

Queda na taxa de fecundidade

Imagem: Reprodução
Nas últimas décadas está havendo uma queda na taxa de fecundidade da mulher brasileira. Ao analisarmos o gráfico acima, vemos que em 1960 a mulher brasileira tinha uma média de 6 filhos e para 2020 há uma estimativa de 1,5 filhos por mulher.
Segundo a ONU, a taxa média de fecundidade necessária para a reposição da população é de 2,1 filhos por mulher.
Observe o gráfico abaixo, que mostra a taxa de crescimento percentual da população brasileira entre 1940 e 2040.

Imagem: Reprodução

Algumas das possíveis causas dessa queda no número de filhos por mulher em nosso país. 
─ A disseminação dos métodos contraceptivos;
─ O êxodo rural e o processo de urbanização;
─ A entrada da mulher no mercado de trabalho;
─ O aumento da escolarização da população.

Fonte:

https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao//index.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/demografia.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-populacao-brasileira.htm
https://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2019/10/conceitos-basicos-populacao-e-povo.html
https://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2019/11/conceitos-demograficos-indicadores.html

Atividades de reflexão do conteúdo


1. Reveja na apresentação Estudos de população: conceitos demográficos os seguintes conceitos: população, crescimento populacional, população absoluta e população relativa, país populoso e país povoado, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de fecundidade.
2. Analise os dois gráficos do texto, o que mostra a queda na taxa de fecundidade e o que mostra as tendências de crescimento da população para as próximas décadas. A que conclusão você chega?
3. Aponte outros possíveis motivos para a queda nas taxas de fecundidade no país.

2 comentários:

  1. conteúdo maravilhoso, super didático. parabéns pelo blog e trajetória profissional professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Diógenes!!! Fico feliz que tenha gostado! Um abraço!

      Excluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa