14 de outubro de 2020

Mercosul

 

Imagem: Reprodução

Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991 pelo Tratado de Assunção, assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Nos termos desse tratado, em 1995 instalou-se na região uma zona de livre-comércio. A partir de então, grande parte das mercadorias produzidas nos quatro países passou a ser comercializadas internamente sem a cobrança de tarifas de importação.

O passo seguinte foi a união aduaneira entre os países-membros, que significou a padronização das tarifas externas para muitas mercadorias (TECs). Isso significa que os integrantes do Mercosul importam produtos e serviços de terceiros pagando tarifas iguais.

A partir de 2012, a Venezuela também tornou-se membro efetivo do bloco. Desde dezembro de 2016, a Venezuela encontra-se suspensa de membro do Mercosul por descumprir obrigações com as quais se comprometeu em 2012. Em agosto de 2017 recebeu uma nova punição por "ruptura da ordem democrática".

Classificação dos países que fazem parte do Mercosul
Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).
Países associados: países que assinaram tratados de livre comércio com o Mercosul a fim de estimular suas economias e trocas comerciais, mas não possuem as mesmas vantagens que os membros. Nesse grupo, enquadram-se Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
Países observadores: países autorizados a apenas acompanhar as reuniões. Esses países participam de eventos para ver o andamento das negociações, mas não possuem direito a veto ou de opinar em alguma cláusula. México e Nova Zelândia são esses países.

Imagem: Brasil Escola - mapa de localização dos países do Mercosul

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 2. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 2. São Paulo: Editora Scipione, 2017. 
VIEIRA, Bianca Carvalho et.al. Ser protagonista: geografia. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 
Fonte (Web):
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/paisesmembros-mercosul.htm
https://g1.globo.com/mundo/noticia/mercosul-suspende-direitos-politicos-da-venezuela-por-ruptura-da-ordem-democratica.ghtml
https://www.fazcomex.com.br/blog/mercosul-o-que-e/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa