7 de novembro de 2020

Civilização

Imagem: Reprodução

"Civilização é um complexo conceito da antropologia e história. Numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante".

O conceito de civilização passou a ser usado na França na metade do século XVIII, como um conceito evolucionista de progresso, no qual a sociedade passaria por certas etapas de evolução, até atingir o status de civilizada.

Uma civilização surge através de uma cultura e possui traços característicos:
  1. Aparecimento de Grupos Sociais - Com o surgimento da propriedade privada e com o acumulo de riquezas por parte alguns membros da comunidade, surgem classes diferentes divididas por explorados e exploradores, ricos e pobres, etc.
  2. Divisão do Trabalho - A antiga forma de sociedade comunista do paleolítico (tudo aquilo que era coletado ou caçado era dividido igualmente entre o clã), baseada nos laços familiares, foram gradualmente substituídas pelo trabalho especializado (metalúrgicos, pastores, sacerdotes, etc.).
  3. Registros Escritos - Sem uma escrita, uma cultura não é considerada civilizada. Muitas culturas atingiram altos níveis de evolução cultural, formando estados organizados e sociedades divididas bem estruturadas. Porém a ausência de uma forma de registro escrito lhes tirou o mérito de Civilização.
Fonte: 
https://www.webartigos.com/artigos/da-pre-historia-as-primeiras-sociedades/28483/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Civilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa