17 de novembro de 2020

Desigualdades na etnia: racismo e preconceito

Imagem: Reprodução

Existe uma grande diversidade étnica, religiosa e cultural entre os povos da Terra. No entanto, a intolerância propicia inúmeras situações de violência e a opressão de certos grupos sobre outros. 

Essa intolerância muitas vezes está fundamentada no racismo, na crença ou na presunção de certos indivíduos de se considerarem superiores aos representantes de outras etnias.

O racismo pode se manifestar de várias formas: pelo preconceito, uma ideia ou opinião preconcebida, um sentimento desfavorável; pela discriminação ou pelo tratamento diferenciado; pela segregação expressa na separação física; pelo molestamento, por meio de ataques físicos ou verbais; pelo genocídio, que implica dizimação de grupos étnicos.

O preconceito étnico também se manifesta com base na cor da pele, pela discriminação de "não brancos". Os negros foram o grupo mais atingido por esse sentimento.

Entre os países onde as manifestações do preconceito contra negros foram mais radicais e violentas, podemos citar principalmente os Estados Unidos e a África do Sul. Mas no Brasil esse tipo de racismo também foi significativo e deixou suas marcas.

O intenso fluxo de migrações internacionais ocorrido na década de 1990 agravou outro tipo de intolerância: a xenofobia, ou seja, aversão a outras culturas ou etnias. Essa intolerância e hostilidade a grupos de imigrantes estrangeiros pode, muitas vezes, chegar à agressão física. Os latinos são notadamente discriminados nos Estados Unidos e na União Europeia, onde também são discriminados imigrantes africanos, turcos, do Leste europeu e Leste da Ásia. A partir de 2015, passaram a fazer parte desse grupo os refugiados de países em guerra no Oriente Médio, principalmente sírios. Outra forma de discriminação, que muitas vezes está associada ao racismo e à xenofobia, é a homofobia ou aversão a homossexuais.

Racismo, xenofobia ou homofobia, seja qual for o nome que a intolerância, o ódio e o preconceito recebam, são inadmissíveis em qualquer época, principalmente na sociedade do século XXI. 

Desigualdades e diferenças sociais, econômicas, de gênero, de etnia, de orientação sexual e de religiões, tão presentes na sociedade global, nos levam ao conceito de tolerância, essencial para que o mundo se torne um lugar melhor.

Todos os anos, a intolerância causa conflitos e tragédias que tiram milhares de vidas em vários países. Por isso é importante que o respeito à diversidade seja exercitado em todos os lugares, desde as pequenas comunidades, para atingir o mundo como um todo.

Em 1995, a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) redigiu a Declaração de Princípios sobre a Tolerância para despertar e valorizar esse sentimento nas sociedades.

Vale lembrar que as diferenças são fundamentais para o pluralismo e o enriquecimento do patrimônio cultural dos povos.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017.


Atividades

1. Pesquise em sites jornalísticos, notícias ou reportagens que representem situações relacionadas a um dos tipos de preconceitos abordado no texto. Faça um resumo da reportagem apresentando a manchete da notícia e o fato ocorrido que caracterizou tal situação preconceituosa. Coloque a fonte de consulta (site pesquisado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa