30 de novembro de 2020

Princípios da Geografia

Princípios referenciais básicos na construção do saber geográfico e suas características

  • Princípios da Extensão - Delimitação - Localização - Formulado por Friedrich Ratzel (1844-1904): é preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre.
  • Princípio da Causalidade - Formulado por Alexander von Humboldt (1769-1859): diz respeito à necessidade de explicar, de dizer o porquê dos fatos.
  • Princípio da Analogia - Exposto por Carl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918): é necessário comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, buscando as semelhanças e diferenças existentes.
  • Princípio da Conexidade - Apresentado por Jean Brunhes (1869-1930): os fatos não são isolados, mas ao contrário, inseridos em um sistema de relações, tanto locais como interlocais. Por isso, é preciso identificar esses elos.
  • Princípio da Atividade -  Formulado por  Jean Brunhes: os fatos tem um caráter dinâmico, mutável, o que implica conhecer o passado para entender o presente e prever sua evolução.

Fonte:
NOGUEIRA, Valdir; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã: contribuições dos princípios geográficos. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/biogeografia_saude_publica/aulas%202014/2-raciocinio%20geogr%E1fico.pdf
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Introducao/
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/79/o-que-e-o-raciocinio-geografico-e-como-desenvolve-lo-com-seus-alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa