9 de dezembro de 2020

Agroindústria

As agroindústrias, um híbrido entre a moderna produção agropecuária e a transformação da matéria-prima por ela produzida em ¹insumos na cadeia produtiva que atinge o consumidor: a indústria produz máquinas para o campo; a agricultura produz matéria-prima para a indústria. 

Normalmente, é o campo que fornece os alimentos in natura (em sua forma natural) para o consumo e os produtos para as indústrias de transformação. Com a modernização, as atividades agrícolas se tornaram mais integradas aos processos industriais, utilizando insumos produzidos pela indústria e fornecendo produtos para o processamento por grandes empresas agroindustriais. 

A formação de um complexo sistema agroindustrial envolveu a especialização da produção. A agroindústria de processamento transforma os produtos vindos da agropecuária em bens de consumo. São exemplo disso o setor têxtil e de vestuário. As agroindústrias de bens de capital respondem pela produção de insumos e instrumentos, como a produção de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas.

1. Insumo: fertilizantes, implementos agrícolas (plantadeiras, colheitadeiras, arados, pulverizadores) e defensivos (agrotóxicos, inseticidas, herbicidas, vermífugos).

SILVA, Edilson Adão Cândido da; JÚNIOR, Laercio Furquim. Geografia em rede. São Paulo: FTD, 2016.
VIEIRA, Bianca Carvalho et al. Ser protagonista: geografia. São Paulo: Edições SM, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa