14 de dezembro de 2020

Chapada

Moreira e Sene (2017)  definiram chapada como um tipo de planalto com topo  aplainado e as encostas escarpadas, sendo também conhecido como planalto tabular

O dicionário geológico-morfológico, de Guerra, dá a seguinte definição para chapada:

Denominação usada no Brasil para as grandes superfícies, por vezes horizontais, e a mais de 600 metros de altitude que aparecem na região Centro-Oeste do Brasil. Também no Nordeste Oriental existem várias chapadas residuais [...].
Do ponto de vista geomorfológico a chapada é, na realidade, um planalto sedimentar típico, pois trata-se de um acamamento estratificado que, em certos pontos, está nas mesmas cotas da superfície de erosão, talhadas em rochas pré-cambrianas. (GUERRA, 2006, p. 134-136).

No Brasil, as chapadas são encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e normalmente essas áreas são transformadas em Parque Nacional para preservação da sua natureza e da sua beleza, como é o caso da Chapada Diamantina.

As principais chapadas do Brasil são: 

  • Chapada Diamantina (Bahia);
  • Chapada dos Veadeiros (Goiás);
  • Chapada dos Guimarães (Mato Grosso);
  • Chapada das Mesas (Maranhão);
  • Chapada do Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí).
Chapada Diamantina (Bahia)
Imagem: Reprodução

Fonte: 
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006. 
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2017.
Chapada. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada
Chapada Diamantina. Extreme EcoAdventure. Disponível em: https://www.extremeecoadventure.com.br/chapada-diamantina
As melhores chapadas do Brasil por Desviantes. Desviantes. Disponível em: https://desviantes.com.br/blog/post/as-melhores-chapadas-do-brasil-por-desviantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa