24 de abril de 2021

A desigualdade social no Brasil

A imagem mostra a diferença entre a favela
 de Paraisópolis e o bairro do Morumbi (São Paulo) em 2004
Foto: Johnny Miller/Reprodução

"As desigualdades sociais são definidas a partir das condições sociais e econômicas de determinados grupos. Isto é, há grupos que possuem mais riquezas do que outros e maior acesso a determinados serviços gerando uma sociedade desigual, na qual poucos possuem muitas riquezas e bens materiais e muitos possuem pouca ou nenhuma riqueza material".

O que é desigualdade social?

A desigualdade social, conforme o site Politize "(...) é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social."

 A desigualdade prejudica o acesso das pessoas a direitos básicos, como: educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, boas condições de transporte e locomoção, entre outros.

Por que existe tanta desigualdade no Brasil?

Conforme o site Edição do Brasil "(...)O país teve quase 400 anos de escravidão, governos voltados à extração, não se investia em educação, tanto que nossas universidades foram praticamente as últimas a serem criadas na América Latina(...)".

Como se mede a desigualdade social?

O Coeficiente de Gini mede as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de riqueza e de educação. Ele varia de zero a um e quanto mais próximo de um, pior é a distribuição de renda no país. Em 2018 o índice Do Brasil voltou a subir alcançando o número de 0,509.

A má distribuição de renda é o principal fator para explicar as desigualdades existentes no Brasil?

Vários teóricos buscam entender o fenômeno da desigualdade social. Boa parte deles responsabiliza como causa principal das desigualdades a concentração do dinheiro, ou seja, a má distribuição de renda.

"O Brasil é o segundo país do mundo com maior concentração de renda. Os 1% mais ricos concentram 28,3% da renda total do país".  A análise é do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em dezembro de 2019.

Como combater as desigualdades sociais no Brasil?

De acordo com o site OXFAM Brasil, as 10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil são:
  1. Enfrentar o racismo
  2. Equilibrar o sistema tributário
  3. Promover a oferta de trabalho
  4. Revogar a Emenda do Teto de Gastos
  5. Enfrentar a discriminação contra as mulheres
  6. Tributar lucros, dividendos e heranças
  7. Combater a concentração de terras
  8. Investir em Saúde e Educação
  9. Melhorar qualidade do gasto público
  10. Combater a corrupção
Nos momentos de crise, como a pandemia causada pelo coronavírus, as pessoas mais atingidas são os mais pobres, principalmente a saúde e a renda, principalmente daqueles que já tinham vínculo frágil com o mercado de trabalho.

De acordo com a OXFAM Brasil

O ano de 2020 foi doloroso para todo mundo. A pandemia de covid-19 causou muitos estragos na vida de milhões de pessoas – muitos morreram e muitos foram contaminados e sofreram as graves consequências da doença. Em todos os países, os mais pobres sofreram os maiores impactos, perdendo emprego e renda, enquanto os mais ricos conseguiram se recuperar em tempo recorde. A pandemia de covid-19 expôs, alimentou e aumentou as desigualdades econômicas, de raça e gênero por toda a parte.

Imagens: Pobreza extrema
Fotos: Reprodução
BNCC:
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5
Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.

Fonte:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
10 AÇÕES urgentes contra as desigualdades no Brasil. OXFAM Brasil. Disponível em:
https://www.oxfam.org.br/especiais/10-acoes-urgentes-contra-as-desigualdades-no-brasil/
O VÍRUS da desigualdade. OXFAM Brasil. Disponível em:
https://www.oxfam.org.br/justica-social-e-economica/forum-economico-de-davos/o-virus-da-desigualdade/
AMARO, Daniel. Desigualdade social ainda é um problema persistente no Brasil. Edição do Brasil. Disponível em:
http://edicaodobrasil.com.br/2018/12/14/desigualdade-social-ainda-e-um-problema-persistente-no-brasil/
COMO o novo coronavírus acentua as desigualdades no Brasil. DW Brasil. Disponível em:

Um comentário:

  1. A desigualdade social é muito triste, principalmente em um período de crise como esse em que vivemos, onde a pandemia de covid-19 atinge de forma avassaladora as populações mais vulneráveis.

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa