20 de abril de 2021

Dia da Terra 2021


"Educar para outro mundo possível é educar para viver em rede, para uma relação sustentável com todos os seres da Terra, sejam eles humanos ou não. É educar para viver com harmonia no planeta, ampliando nossa compreensão da Terra e do Universo(...)."

O Dia da Terra foi estabelecido no dia 22 de abril de 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson.  O objetivo era incentivar as pessoas a proteger o meio ambiente. Desde então, a data se tornou um dia global de ação para recuperar nossa Terra.

Abaixo algumas ideias do que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a manter a saúde planetária. A maioria delas eu pratico. Se você tiver outras ideias para colaborar com esse texto escreva nos comentários!
  • Mude sua dieta para combater as mudanças climáticas! Experimente participar de segundas-feiras sem carne! Você vai ajudar a diminuir o impacto da pecuária sobre o meio ambiente.
  • Pare o desmatamento apoiando empresas que tenham um papel ativo contra ele. Faça uma pesquisa de empresas que cumprem com esse propósito aqui no Brasil.
  • Recolha lixo que encontrar no chão durante o seu percurso e coloque em local adequado, já que existem pessoas que ignoram a lixeira.
  • A poluição por plástico é um dos grandes problemas ambientais mundiais e que impactam na vida de muitos animais marinhos que consomem esses plásticos.  Considere diminuir o seu consumo.
  • Utilize sacolas recicláveis ao fazer as suas compras. 
  • Os professores têm um papel significativo ao fornecer às comunidades o conhecimento de que precisam para defender um futuro mais limpo e seguro.
  • Faça compostagem com as cascas dos alimentos e detritos orgânicos que seriam colocados no lixo. Você vai nutrir e fortificar as suas plantas com esse adubo orgânico produzido por você para as suas plantas. Eu faço há muitos anos.
  • Mude suas contas de papel para faturamento online. Você estará economizando árvores e o custo do combustível para o transporte que vai entregar a conta na sua casa.
  • Evite o desperdício de alimentos preparando apenas o que vai ser consumido.
  • Salve as borboletas e as abelhas! Ajude a proteger os polinizadores para que fiquem livres de pesticidas! Precisamos de polinizadores para garantir a persistência de nossas safras e garantir ecossistemas saudáveis ​​e sustentáveis ​​agora e no futuro.
  • Compre alimentos orgânicos para manter seu corpo e o meio ambiente livres dos agrotóxicos. Se puder, plante alguns alimentos, como temperos (salsa, cebolinha, salsão), tomates, couve, etc. Pode ser uma ótima terapia e você vai comer um alimento mais saudável.
  • Pratique moda sustentável! Doe suas roupas velhas e utensílios domésticos em vez de jogá-los fora. Quando você precisar de algo, considere comprar itens usados.
  • Desligue as luzes cada vez que você sair de um aposento.

Competências gerais da BNCC: 1, 2, 7 e 10

Fonte:
MAZÃO, Aparecida; FERRINI, Juliana Esperança. + Ação na escola e na comunidade: projetos integradores: área do conhecimento: ciências humanas e sociais aplicadas. São Paulo: FTD, 2020.
EARTHDAY.ORG. Disponível em: https://www.earthday.org/earth-day-tips/
SHAREAMERICA. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/para-o-dia-da-terra-2021-faca-o-download-gratuito-deste-cartaz/

Um comentário:

  1. Todas as metas propostas no texto são alcançáveis...Como diz o cartaz: "Um planeta saudável não é uma opção - é uma necessidade."
    Regina

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa