Imagem: Wikipédia
Para analisarmos a geopolítica da atualidade, é muito importante entendermos o que está por trás de algumas das expressões utilizadas para designar as diversas categorias de países do mundo.
De acordo com o site CADTM (Comitê para abolição das dívidas ilegítimas),os termos usados para designar as categorias de países refletem divergências teóricas e políticas em matéria de análise e estratégia. Assim, o conceito amplamente utilizado de subdesenvolvimento designa atraso, muitas vezes atribuído a causas naturais. Vamos analisar alguns desses termos:
Fonte:
- Países subdesenvolvidos: este termo antigo caiu em desuso, tendo adquirido um sentido pejorativo.
- Países em vias de desenvolvimento ou em desenvolvimento: estas expressões são menos pejorativas que a primeira, mas registram a mesma problemática do «atraso». Além disso presumem uma melhoria da situação que nem sempre se verifica. Essa classificação é utilizada pelo Banco Mundial.
- Países menos avançados: termo utilizado nas instâncias internacionais; acumula todos os defeitos anteriores.
- Terceiro Mundo: termo criado por Alfred Sauvy em 1952 (por analogia com o terceiro estado) e que obteve grande sucesso durante a Guerra Fria, para designar todos os países que manifestavam vontade de serem independentes, tanto em relação aos EUA como à URSS.
- Países emergentes: termo usado para designar os países que iniciaram um processo de industrialização que os distingue do conjunto, que no passado era mais homogêneo, dos países pobres. A China, a Índia e o Brasil são os principais exemplos.
- Países do Sul: é um termo utilizado para se contrapor aos países do Norte do planeta, que são na maioria «desenvolvidos» e dominantes. Os países designados do "Sul" são os que possuem altas taxas de pobreza e problemas sociais decorrentes de processos de colonização, imperialismo e neocolonização. Essa designação não segue a linha do Equador.
- Países da periferia: termo que põe em evidência os fenômenos de dominação dentro do capitalismo mundial, controlado pelos países mais industrializados e imperialistas, que são os países do "centro". Os países da periferia do sistema capitalista mundial, mantêm uma economia agroexportadora, baseada na mão de obra barata, no latifúndio e na concentração de renda. Grande parte dos problemas destes povos tiveram sua origem de intervenções externas como a colonização pelos países europeus ou as disputas entre o EUA e a URSS durante a guerra fria.
SUL/NORTE, países em desenvolvimento/países desenvolvidos: que significa tudo isso? CADTM (Comitê para a abolição das dívidas ilegítimas). Disponível em: http://www.cadtm.org/Sul-Norte-paises-em-desenvolvimento-paises-desenvolvidos-que-significa-tudo
PENA, Rodolfo Alves. Regionalização Norte-Sul. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/regionalizacao-norte-sul.htm
O CENTRO E A PERIFERIA. Resumo Escolar. Disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/o-centro-e-a-periferia/
É muito importante sabermos o que está por trás das diversas expressões, muitas vezes depreciativas, para designar os países pobres. Como se não houvesse por trás um passado de colonização, imperialismo e neocolonialismo, que eliminaram uma boa parte da possibilidade de crescimento de tais países...
ResponderExcluirProfessora Regina (postando com o e-mail educar)