18 de abril de 2021

As categoria de países do mundo

 

Imagem: Wikipédia

Para analisarmos a geopolítica da atualidade, é muito importante entendermos o que está por trás de  algumas das expressões utilizadas para designar as diversas categorias de países do mundo.

De acordo com o site CADTM (Comitê para abolição das dívidas ilegítimas),os termos usados para designar as  categorias de países refletem divergências teóricas e políticas em matéria de análise e estratégia.  Assim, o conceito amplamente utilizado de subdesenvolvimento designa atraso, muitas vezes atribuído a causas naturais. Vamos analisar alguns desses termos:

  • Países subdesenvolvidos: este termo antigo caiu em desuso, tendo adquirido um sentido pejorativo.
  • Países em vias de desenvolvimento ou em desenvolvimento: estas expressões são menos pejorativas que a primeira, mas registram a mesma problemática do «atraso». Além disso presumem uma melhoria da situação que nem sempre se verifica. Essa classificação é utilizada pelo Banco Mundial.
  • Países menos avançados: termo utilizado nas instâncias internacionais; acumula todos os defeitos anteriores.
  • Terceiro Mundo: termo criado por Alfred Sauvy em 1952 (por analogia com o terceiro estado) e que obteve grande sucesso durante a Guerra Fria, para designar todos os países que manifestavam vontade de serem independentes, tanto em relação aos EUA como à URSS. 
  • Países emergentes: termo usado para designar os países que iniciaram um processo de industrialização que os distingue do conjunto, que no passado era mais homogêneo, dos países pobres. A China, a Índia e o Brasil são os principais exemplos.
  • Países do Sul: é um termo utilizado para se contrapor aos países do  Norte do planeta, que são na maioria «desenvolvidos» e dominantes. Os países designados do "Sul" são os que possuem  altas taxas de pobreza e problemas sociais decorrentes de processos de colonização, imperialismo e neocolonização. Essa designação não segue a linha do Equador.
  • Países da periferia: termo que põe em evidência os fenômenos de dominação dentro do capitalismo mundial, controlado pelos países mais industrializados e imperialistas, que são os países do "centro".  Os países da periferia do sistema capitalista mundial, mantêm uma economia agroexportadora, baseada na mão de obra barata, no latifúndio e na concentração de renda. Grande parte dos problemas destes povos tiveram sua origem de intervenções externas como a colonização pelos países europeus ou as disputas entre o EUA e a URSS durante a guerra fria.
     
Fonte:
SUL/NORTE, países em desenvolvimento/países desenvolvidos: que significa tudo isso? CADTM (Comitê para a abolição das dívidas ilegítimas). Disponível em: http://www.cadtm.org/Sul-Norte-paises-em-desenvolvimento-paises-desenvolvidos-que-significa-tudo
PENA, Rodolfo Alves. Regionalização Norte-Sul. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/regionalizacao-norte-sul.htm
O CENTRO E A PERIFERIA. Resumo Escolar. Disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/o-centro-e-a-periferia/

Um comentário:

  1. É muito importante sabermos o que está por trás das diversas expressões, muitas vezes depreciativas, para designar os países pobres. Como se não houvesse por trás um passado de colonização, imperialismo e neocolonialismo, que eliminaram uma boa parte da possibilidade de crescimento de tais países...
    Professora Regina (postando com o e-mail educar)

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa