Análise dos dados estatísticos do IBGE sobre EDUCAÇÃO
Educação - taxa de analfabetismo
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade no Brasil foi estimada em 6,6% , o que corresponde a 11 milhões de analfabetos. Vamos fazer uma comparação com a Suécia. A população daquele país europeus ( com uma das melhores qualidades de vida no mundo) era em 2019 de 10,23 milhões de pessoas. Isso significa que o Brasil tem em analfabetos o equivalente a toda a população da Suécia. É um número elevado. São pessoas sem direitos, sem defesa, sem acesso a uma qualidade de vida...Isso é muito sério!!!
Observe no mapa abaixo a taxa de analfabetismo por regiões e faça uma análise sobre os motivos que levam a região Nordeste a ter uma taxa de analfabetismo tão elevada.
Educação - nível de instrução
Conforme dados do IBGE, em 2019, 46,6% da população de 25 anos ou mais de idade estava concentrada nos níveis de instrução até o ensino fundamental completo ou equivalente, o que equivale a cerca de 99 milhões de pessoas, se comparado com a população atual (estimativa IBGE 2021 de 213 milhões de brasileiros). Observe no mapa abaixo que 32,2% equivale a população brasileira com ensino fundamental incompleto, o que dá em torno de 68 milhões de pessoas se a referência for a população atual. Observe também que 27,4% tinham o ensino médio completo ou equivalente, o que dá em torno de 58 milhões de pessoas; e 17,4%, o superior completo, o que resulta cerca de 37 milhões de pessoas, tendo como referência a população atual.
O estudo destes dados é muito importante para compreender a realidade das desigualdades econômicas e sociais que existem no Brasil.As pessoas sem escolaridade ou com baixa escolaridade, são aquelas que terão os subempregos, com remuneração baixíssima.
ResponderExcluir