22 de março de 2022

MIGRAÇÕES

Movimentos migratórios

A população movimenta-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo país e, muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos da população são chamados movimentos migratórios, que compreendem a imigração (entrada de pessoas de uma região ou país) e a emigração (saída de pessoas de uma região ou país). Quando acontecem dentro de um país, as migrações são internas; quando acontecem de um país para outro, são migrações internacionais.

A migração não é necessariamente algo em si bom ou ruim, apenas mais um entre tantos comportamentos dos seres humanos. Mas é uma ação de grande significado. Migrar transforma a pessoa, seu lugar de origem e seu destino.

As causas e as características da migração são muito variadas ao longo do tempo. Podem ser decisões de indivíduos ou um fenômeno coletivo. Podem ser a vontade própria ou forças externas ao desejo das pessoas.

Não é incomum a migração ser interpretada como um problema e não como um fenômeno social como tantos outros. Alguns discursos de governantes do mundo todo e também conversas cotidianas transmitem a preocupação com a eventual chegada de pessoas “estranhas”, revelando desconhecimento, medo e preconceito em relação ao migrante.

Questões para reflexão sobre o conteúdo

1. O Brasil é um país de imigrantes. Se você não for indígena, seus antepassados não nasceram no Brasil. Mas mesmo os povos nativos deslocavam-se com frequência pelo território, antes de assim serem forçados a fazer após a invasão dos europeus. O que pode levar as pessoas a emigrarem, muitas vezes para países distantes? É possível classificar os motivos em positivos e negativos?

2. Você já pensou em emigrar? Por quê?

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA E HABILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS


2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais. De modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. São Paulo: Ática, 2016.
VICENTINO, Cláudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio. Diálogos em ciências humanas: mundo em movimento. São Paulo: Ática, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa