26 de outubro de 2012
20 de outubro de 2012
Caça palavras geográfico
2- Aglomerado de bilhões de estrelas e os outros astros.
3- Satélite natural da terra.
4- Movimento responsável pela sucessão dos anos.
5- Maior estrela do sistema solar.
6- Instrumento utilizado para localização baseado no campo magnético.
7- É um ponto cardeal.
8- Instrumento baseado nas quatro direções fundamentais.
9- Estação do ano em que os dias são mais longos.
10- Camada onde todos os seres vivem.
11- Camada líquida encontrada na superfície terrestre
14 de outubro de 2012
Hora da pesquisa - A camada de ozônio - 6° ano
Imagem: Reprodução
Pesquisa - A camada de ozônioPesquise em jornais, revistas, livros ou na internet quais são as substâncias químicas nocivas à camada de ozônio - uma delas é o CFC (clorofluorcarbono).
Na data combinada com o professor, leve para a sala de aula o material que você pesquisou. Nessa data, o professor dividirá a classe em pequenos grupos, para orientar as seguintes atividades.
a) Leiam o material pesquisado.
b) Elaborem um texto para sintetizar as ideias pesquisadas.
c) A partir do texto produzido pelo grupo, conversem sobre as seguintes questões:
* Que substâncias químicas são mais nocivas à camada de ozônio? Onde elas são encontradas?
* Que atitudes podemos tomar para proteger a camada de ozônio?
Com a coordenação do professor, apresentem suas respostas para os demais grupos.
Fonte: VESENTINI, William V. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana
3 de outubro de 2012
Exercícios de geografia - A atmosfera - 6º ano
1) Muitas pessoas usam as palavras tempo e clima como se fossem sinônimos. Você sabe diferenciar esses dois conceitos?
Leia as frases abaixo e escreva do lado as palavras tempo ou clima, de acordo com o contexto ao qual se referem.
a) Hoje está muito frio.
b) O sertão do Nordeste brasileiro é quente e seco.
c) Ontem choveu muito na minha cidade.
d) A região central do Brasil possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
e) Nevou a manhã toda na cidade de Nova York.
2) Você aprendeu que a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é chamada de amplitude térmica.
Observe a tabela abaixo. Ela registra as temperaturas máxima e mínima em algumas cidades no dia 26 de agosto de 2006.
Cidade
|
Temp. máxima
|
Temp. mínima
|
Pequim
|
24°C
|
15°C
|
Paris
|
18°C
|
11°C
|
Assunção
|
29°C
|
17°C
|
Roma
|
25°C
|
15°C
|
Brasília
|
28°C
|
14°C
|
a) Qual dessas cidades registrou a maior amplitude térmica?
b) Podemos perceber a amplitude térmica no nosso dia a dia?3) As temperaturas não variam apenas de acordo com as estações do ano e as diferentes horas do dia.A temperatura de um lugar também depende da latitude, da altitude e da distância em relação ao mar.
a) Observe o quadro abaixo
Cidade
|
Latitude
|
Temp. máxima
|
Temp. mínima
|
Helsinque (Finlândia)
|
45°N
|
23°C
|
9°C
|
Seul (Coreia do Sul)
|
32°N
|
28°C
|
17°C
|
Macapá (Brasil)
|
0°
|
30°C
|
24°C
|
Salvador (Brasil)
|
17°S
|
25°C
|
21°C
|
Buenos Aires (Argentina)
|
35°S
|
18°C
|
10°C
|
c) Qual das cidades registrou a maior amplitude térmica?
4) A altitude é outro fator determinante da temperatura atmosférica.
Observe o quadro.
Cidade
|
Altitude
|
Temp. máxima
|
Temp. mínima
|
Campos do Jordão
|
1628 m
|
21°C
|
4°C
|
Iguape
|
3 m
|
30°C
|
16°C
|
b) Você consegue perceber a influência da altitude nas temperaturas do lugar onde mora?
Respostas:
1) a) tempo, b) clima, c) tempo, d) clima, e) tempo.
2) Brasília. Sim, pela observação dos termômetros e pela sensação que a diferença de temperatura ao longo do dia nos traz.
3) a) Nas regiões próximas ao equador, que apresentam baixas latitudes, as temperaturas são mais elevadas, enquanto nas regiões mais distantes do equador e mais próximas aos dois polos, as temperaturas são mais baixas. As maiores temperaturas ocorreram na latitude de 0° e 32°N.
b) A maior amplitude térmica foi a da cidade de Helsinque: 23°C - 9°C= 14°C
4) a) A temperatura diminui com o aumento da altitude.
b) Resposta pessoal do aluno(a)
Fonte: VESENTINI, José William & VLACH, Vânia. Geografia crítica: o espaço natural e a ação humana.
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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa