1. Como podemos conceituar o movimento que ficou conhecido como Revolução Renascentista:
a) O renascimento foi uma revolução cultural que não influenciou as artes, a cultura e a filosofia.
b) O renascimento foi um movimento nacional que se restringiu a península itálica.
c) O renascimento se caracteriza por ser financiado pelos mecenas.
d) O renascimento foi uma revolução cultural que teve inicio na península itálica, esse movimento influenciou as artes, a ciências e a filosofia.
2. A época renascentista também apresentou importante desenvolvimento no campo das ciências. Alguns personagens foram responsáveis diretamente por impulsionar tais conhecimentos:
a) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler.
b) Miguel de Servet, Willian Harvey, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
c) Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
d) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
3. Com relação ao Renascimento, marque o que for correto.
I - Era um movimento cultural, essencialmente teocêntrico e religioso
II - Foi um movimento cultural ,que recuperou aspectos artísticos da cultura clássica e incorporou valores humanistas
III - Foi um movimento cultural que nasceu no campo e era tipicamente religioso .
IV - Foi um movimento tipicamente urbano, tendo nascido em meio a burguesia , nas grandes cidades e era antropocêntrico .
V - Recebeu esse título ao movimento cultural dos séculos XV e XVI, a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um período de obscurantismo cultural .
Estão corretas:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, IV e V.
d) Todas estão corretas.
e) Todas estão incorretas.
4- Sabemos que uma das principais característica do Renascimento é o Humanismo.Nesse sentido é incorreto afirmar :
a O Humanismo valorizou simplesmente a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente,sem apelar par o sobrenatural.
b O Humanismo coloca o ser humano como centro das preocupações e indagações dos pensadores
c O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
d Os humanistas defendiam o antropocentrismo.
e Todas as alternativas estão incorretas.
5. Na pintura renascentista o artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são ou seja dando maior realismo a abra ..Isso deveu-se :-:
a. A delicadeza dos detalhes
b. Ao uso da perspectiva e do claro escuro ( sfumato)
c. A totalidades claras e luminosas
d. Ao sfumato e a totalidade
e. Ao uso da perspectiva e claras luminosas.
6. Artista italiano nomeado pintor oficial da corte em 1533 pelo rei Carlos V, no qual uma de suas pinturas é
a. Leonardo da Vinci
b. Sandro Botticelli
c. Ticiano
d. Rafael Sanzio
e. Michelangelo
b. A centralização do poder político e o mecenato.
c. A ausência do controle da Igreja sobre as artes e a riqueza comercial das cidades italianas
d. O controle do comércio de especiarias pelas cidades da Península Itálica . A burguesia local e o fato da região ter sido um dos centros da cultura clássica na Antiguidade.
e. Todas as alternativas acima foram motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento.
Essa criatividade levou
Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que
a) O renascimento foi uma revolução cultural que não influenciou as artes, a cultura e a filosofia.
b) O renascimento foi um movimento nacional que se restringiu a península itálica.
c) O renascimento se caracteriza por ser financiado pelos mecenas.
d) O renascimento foi uma revolução cultural que teve inicio na península itálica, esse movimento influenciou as artes, a ciências e a filosofia.
a) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler.
b) Miguel de Servet, Willian Harvey, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
c) Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
d) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
3. Com relação ao Renascimento, marque o que for correto.
I - Era um movimento cultural, essencialmente teocêntrico e religioso
II - Foi um movimento cultural ,que recuperou aspectos artísticos da cultura clássica e incorporou valores humanistas
III - Foi um movimento cultural que nasceu no campo e era tipicamente religioso .
IV - Foi um movimento tipicamente urbano, tendo nascido em meio a burguesia , nas grandes cidades e era antropocêntrico .
V - Recebeu esse título ao movimento cultural dos séculos XV e XVI, a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um período de obscurantismo cultural .
Estão corretas:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, IV e V.
d) Todas estão corretas.
e) Todas estão incorretas.
4- Sabemos que uma das principais característica do Renascimento é o Humanismo.Nesse sentido é incorreto afirmar :
a O Humanismo valorizou simplesmente a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente,sem apelar par o sobrenatural.
b O Humanismo coloca o ser humano como centro das preocupações e indagações dos pensadores
c O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
d Os humanistas defendiam o antropocentrismo.
e Todas as alternativas estão incorretas.
5. Na pintura renascentista o artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são ou seja dando maior realismo a abra ..Isso deveu-se :-:
a. A delicadeza dos detalhes
b. Ao uso da perspectiva e do claro escuro ( sfumato)
c. A totalidades claras e luminosas
d. Ao sfumato e a totalidade
e. Ao uso da perspectiva e claras luminosas.
6. Artista italiano nomeado pintor oficial da corte em 1533 pelo rei Carlos V, no qual uma de suas pinturas é
a. Leonardo da Vinci
b. Sandro Botticelli
c. Ticiano
d. Rafael Sanzio
e. Michelangelo
7. Os motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento foram :
a. A sensibilidade dos artistas italianos e o desenvolvimento marítimo da regiãob. A centralização do poder político e o mecenato.
c. A ausência do controle da Igreja sobre as artes e a riqueza comercial das cidades italianas
d. O controle do comércio de especiarias pelas cidades da Península Itálica . A burguesia local e o fato da região ter sido um dos centros da cultura clássica na Antiguidade.
e. Todas as alternativas acima foram motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento.
8. Qual das alternativas
abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
a. Teocentrismo;
valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da
realidade.
b. Geocentrismo;
valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética
monocromática.
c. Temas não relacionados
com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de
temas abstratos.
d. Antropocentrismo;
valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca
do conhecimento em várias áreas.
9. Na Itália Renascentista
quem eram os mecenas?
a. Governantes que
atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
b. Pintores que ajudavam
financeiramente os burgueses da época.
c. Burgueses e
governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
d. Religiosos que
perseguiam os artistas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos
da Igreja Católica.
10. ( Enem) (...) Depois de
longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa
rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama.
Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam
primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor
do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se
quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas
duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns
homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar
alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os
seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por
matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à
prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem
bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de
um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as
experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se
considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser
ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das
descobertas.
b) o senso crítico para
se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência
pelos princípios bíblicos.
d) a importância da
experiência e da observação.
e) o princípio da
autoridade e da tradição.
11. (Uneb-BA) Leia
atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que
trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o
espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar
conhecimento".
“Experiência, mãe de toda
a certeza”
“Só o pintor universal
tem valor”
São trechos de Leonardo
da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta
compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como
princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão
aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como
postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua
marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado
que admitia a fé como única fonte de conhecimento.
12. (Uff 2007) O quadro de Leonardo da
Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a
vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
a) transformou a arte da
escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
b) abdicou de sua riqueza
para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
c) se envolveu com a
natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso
que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
d) se dedicou às artes e
às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios
de anatomia.
e) participou de várias
sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o
intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus.
13. (Espcex (Aman) As
transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram
conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e
tentativas de reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e
recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e
utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e
críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e
rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.
14. Sobre o Renascimento,
pode-se afirmar:
a) pode ser visto como
uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram
na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
b) Florença e Roma,
Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
c) o Renascimento
valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
d) o Renascimento foi um
movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no
antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
e) o Renascimento fez
renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.
15. Os séculos XV e XVI
foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento
cultural teve por características:
(01) inspiração crítica
nos valores e ideais da Antiguidade Clássica.
(02) defesa de uma
reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades".
(04) descrença em relação
às potencialidades da ciência e da razão.
(08) interpretação da
vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo. (16) valorização dos ideais
místicos e geocêntricos da "Idade das Trevas".
Soma (11)
16. A atividade crítica
foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse
sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos
aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação
da natureza e da sociedade.
b) defendiam os valores
da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais.
c) dedicavam-se à crítica
da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de
comportamentos.
d) formavam um grupo de
eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários..
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