24 de dezembro de 2016

Questões sobre o Renascimento

1. Como podemos conceituar o movimento que ficou conhecido como Revolução Renascentista:
a) O renascimento foi uma revolução cultural que não influenciou as artes, a cultura e a filosofia.
b) O renascimento foi um movimento nacional que se restringiu a península itálica.
c) O renascimento se caracteriza por ser financiado pelos mecenas.
d) O renascimento foi uma revolução cultural que teve inicio na península itálica, esse movimento influenciou as artes, a ciências e a filosofia.

2. A época renascentista também apresentou importante desenvolvimento no campo das ciências. Alguns personagens foram responsáveis diretamente por impulsionar tais conhecimentos:
a) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler.
b) Miguel de Servet, Willian Harvey, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
c) Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
d) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.

3. Com relação ao Renascimento, marque o que for correto.
I - Era um movimento cultural, essencialmente teocêntrico e religioso
II - Foi um movimento cultural ,que recuperou aspectos artísticos da cultura clássica e incorporou valores humanistas
III - Foi um movimento cultural que nasceu no campo e era tipicamente religioso .
IV - Foi um movimento tipicamente urbano, tendo nascido em meio a burguesia , nas grandes cidades e era antropocêntrico .
V - Recebeu esse título ao movimento cultural dos séculos XV e XVI, a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um período de obscurantismo cultural .
Estão corretas:
a) I, II e III. 
b) II, IV e V.
c) I, IV e V.
d) Todas estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

4- Sabemos que uma das principais característica do Renascimento é o Humanismo.Nesse sentido é incorreto afirmar :  
a  O Humanismo valorizou simplesmente a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente,sem apelar par o sobrenatural.
b  O Humanismo coloca o ser humano  como centro das preocupações e indagações dos pensadores
c  O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
d  Os  humanistas defendiam o antropocentrismo.
e  Todas as alternativas estão incorretas.

5. Na pintura renascentista o artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são ou seja dando maior realismo a abra ..Isso deveu-se :-:
a.  A delicadeza dos detalhes
b. Ao uso da perspectiva e do claro escuro ( sfumato)
c.  A totalidades claras e luminosas
d.  Ao sfumato e a totalidade
e. Ao uso da perspectiva e claras luminosas.

6. Artista italiano nomeado pintor oficial da corte em 1533 pelo rei Carlos V, no qual uma de suas pinturas é
a. Leonardo da Vinci                                        
b. Sandro Botticelli
c. Ticiano
d. Rafael Sanzio
e. Michelangelo

7. Os motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento foram :
a. A sensibilidade dos artistas italianos e o desenvolvimento marítimo da região
b. A centralização do poder político e o mecenato.
c. A ausência do controle da Igreja sobre as artes e a riqueza comercial das cidades italianas
d. O controle do comércio de especiarias pelas cidades da Península Itálica . A burguesia local e o fato da região ter sido um dos centros da cultura clássica na Antiguidade.
e. Todas as alternativas acima foram motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento.

8. Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
a. Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
b. Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
c. Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
d. Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.

9. Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
a. Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
b. Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
c. Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
d. Religiosos que perseguiam os artistas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.

10. ( Enem) (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
 Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

11. (Uneb-BA) Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

12. (Uff 2007) O quadro de Leonardo da Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
Essa criatividade levou Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que
a) transformou a arte da escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
b) abdicou de sua riqueza para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
c) se envolveu com a natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
d) se dedicou às artes e às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de anatomia.
e) participou de várias sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus. 

13. (Espcex (Aman) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.


14.  Sobre o Renascimento, pode-se afirmar:
a) pode ser visto como uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
b) Florença e Roma, Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
c) o Renascimento valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
d) o Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
e) o Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.

15. Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características:
(01) inspiração crítica nos valores e ideais da Antiguidade Clássica.
(02) defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades".
(04) descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
(08) interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo. (16) valorização dos ideais místicos e geocêntricos da "Idade das Trevas".
Soma (11)

16.  A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade.
b) defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais.
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos.
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários..


Fonte: Scribd, Blog da Professora Socorro Macedo, Sua Pesquisa, Exercícios Brasil Escola, Questões de Concursos, Vestibulares e Notícias de Concursos em Aberto, tudo SIM é história!!!

22 de dezembro de 2016

Questões sobre estratificação e desigualdades sociais

1- (UEM) Considerando o debate sociológico sobre o tema das “desigualdades sociais” no Brasil, assinale o que for correto. 
01) O desemprego é uma condição de vida experimentada por muitos indivíduos na atualidade. Ele é analisado pelas teorias sociológicas como uma “questão social”, podendo ser um fenômeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de várias sociedades. 
02) O aumento significativo do número de divórcios é resultado dos problemas que afetam os indivíduos em particular, destruindo lares e famílias, exigindo soluções específicas para cada pessoa. 04) As desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros são explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, não tendo relação com o regime de produção baseado na monocultura, no latifúndio e na escravidão. 
08) Os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantação de políticas públicas que tenham como meta sua inclusão no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das ações afirmativas, discutidas pelas instituições de ensino superior. 
16) O desemprego, o divórcio e as desigualdades socioeconômicas entre negros e brancos podem ser analisadas como “questões sociais” que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes sociais menos favorecidas.
Soma: 01+08= 9

18 de dezembro de 2016

Questões sobre escala cartográfica

Como resolver exercícios de Escala

   A escala indica a relação existente entre a distância que separa dois pontos em um mapa e a correspondente distância na realidade. 

1 - Lembre-se que 1 km = 100.000 cm. São cinco zeros para serem trabalhados.

2Se o exercício quiser a distância real em km e sua resposta estiver em cm, basta cortar os 5 zeros ou a depender do número, mover a vírgula 5 casas para a esquerda. 
Ex= 250.000 cm = 2,5 km.
3 - Se a resposta pedir a distância no mapa em cm e sua resposta estiver em km, basta acrescentar 5 zeros ao número ou a depender do número, mover a vírgula 5 casas para a direita. 
Ex =2,5km=250.000
4 - Desenhe a tabela de medidas para converter cm em km e vice-versa.
Exemplo: Para converter a escala gráfica de um mapa que é de 650 km em escala numérica escrevemos 650 em baixo do km e acrescentamos 5 zeros até chegar no cm, ficando assim: 65.000.000. Então a escala numérica é 1: 65.000.000

5 - O cálculo de escala pode ser feito usando a fórmula abaixo:

5 de maio de 2016

Questões sobre fusos horários

Fusos horários
Os fusos horários foram estabelecidos através da divisão da circunferência da Terra (360°) pelo tempo gasto durante o movimento de rotação, ou seja, que a Terra realiza um giro em torno do seu próprio eixo, sendo que são necessárias, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para a realização desse movimento. Portanto, dividindo 360 por 24, temos o resultado de 15. Nesse sentido, dividiu-se a superfície do planeta em 24 fusos horários, cada um equivalendo a 15° da circunferência terrestre e tendo sua hora definida em relação ao meridiano de Greenwich, também chamado marco inicial (0°).

Exercícios sobre fusos horários

1) Uma família embarca em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 10 horas. Qual o dia e o horário de chegada da família ao ponto B?
a) 19 horas do dia 3 de março.
b) 5 horas do dia 4 de março.
c) 15 horas do dia 4 de março.
d) 23 horas do dia 3 de março.
e) 7 horas do dia 4 de março.

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa