23 de junho de 2021

Videoaula orientação e coordenadas geográficas

A videoaula de hoje é sobre orientação, com a rosa dos ventos e os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, e localização com as coordenadas geográficas e resolução de questões de vestibulares.
Se vocês tiverem sugestões de novos exercícios, entrem em contato!

19 de junho de 2021

A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 


No Ensino Médio, à Geografia e à História são somados conteúdos de Filosofia e Sociologia na construção da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas respectivas competências e habilidades específicas. A BNCC definiu para a área as seguintes categorias centrais: Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Política e Trabalho.

A centralidade dessas categorias favorece a interdisciplinaridade e retira o foco do ensino dos conteúdos programáticos que perfazem cada campo do conhecimento. Entretanto, isso não anula as disciplinas; são elas, afinal, que aportam para o currículo escolar seus conceitos e procedimentos de pesquisa específicos por meio dos quais as áreas se articulam.

Filosofia

Trabalha-se a perspectiva  da reflexão sobre o pensar e o fazer, além de problematizar e identificar consistências e inconsistências em discursos e práticas; refletir permanentemente sobre conceitos, como ética, estética, política e cidadania, que ampararam as ações dos seres humanos, individualmente, e nos diferentes grupos sociais.  

Geografia

Trabalha-se a análise da sociedade e de sua relação com a natureza por meio da produção e organização do espaço, além de estabelecer relações espaço-temporais na constituição dos sistemas de objetos e de ações, tomados em conjunto com as escalas geográficas (local, nacional, regional e global), que formam o espaço geográfico, e estimular o raciocínio geográfico na análise das questões socioespaciais.

História

Trabalha-se a abordagem  das diversas temporalidades e a reflexão sobre permanências, rupturas e mudanças que caracterizam  os processos históricos que compreendem as articulações entre o singular e o geral, as ações dos indivíduos e da sociedade em suas pluralidades. Também trabalha-se a questão da apreensão do tempo no conjunto das vivências humanas.

Sociologia

Trabalha a relação dialética entre indivíduo e sociedade e os mecanismos para a manutenção ou mudança da ordem social, além de interpretar a realidade social contextualizada no tempo e no espaço por meio do trabalho, da cultura, das instituições e demais instâncias sociais.

Fonte: VICENTINO, Cláudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio de. Diálogos em ciências humanas: compreender o mundo. São Paulo: Ática, 2020.

Relação entre o IDH e o colonialismo

 Observe os mapas a seguir. O primeiro dá o panorama do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países no presente. O segundo identifica o domínios coloniais em 1914.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução (ADAPTADO)

1.Faça uma pesquisa procurando informações sobre os tópicos a seguir e, com elas, escreva um parágrafo sobre o imperialismo.
  • Defina imperialismo.
  • Relacione imperialismo e neocolonialismo.
  • Identifique os principais impérios coloniais do século XIX.
  • Identifique os objetivos das práticas imperialistas.
  • Avalie as consequências do neocolonialismo para os povos e territórios dominados.
2. Explique o que é o IDH de um país.
3. Compare os dois mapas, identificando quais países ocuparam territórios coloniais e onde estes se localizavam, e quais os países com maiores e menores IDH. A seguir, indique que coincidências você pode perceber entre eles.

Fonte: VICENTINO, Cláudio; CAMPOS, Eduardo; SENE, Eustáquio de. Diálogos em ciências humanas: compreender o mundo. São Paulo: Ática, 2020.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa