27 de agosto de 2018

Desenvolvimento Humano - Correção dos exercícios

Disciplina: Geografia         Área: Ciências Humanas       Turmas: 2º__
O Desenvolvimento Humano

1. Observe na p. 53 a vista aérea de Dharavi Slum (Mumbai/Índia). O que você observa da realidade através dessa imagem?
2. Explique por que a África subsaariana e o Sul da Ásia são as áreas  com maiores contingentes de pessoas extremamente pobres.
3. Escreva por que atualmente não se usa mais os termos "terceiro mundo" e "subdesenvolvido" para designar os países pobres do mundo.
4. Escreva a definição de "países emergentes", de acordo  com o glossário do G-20.
5. Em relação aos países emergentes, não há consenso sobre os países que devem fazer parte dessa lista. Sobre essa questão:
a) Quais são os países que a Onu considera como emergentes?
b) No mundo dos negócios, quem são os emergentes?
6. Segundo o economista Amartya Sen, não podemos encarar o desenvolvimento apenas do ponto de vista dos indicadores econômicos. Para ele, qual é a definição de desenvolvimento?
7. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a qualidade de vida de uma população a partir de alguns indicadores. Sobre isso responda:
a) Qual indicador serve para analisar se um indivíduo tem vida longa e saudável?
b) Quais indicadores  analisam o conhecimento de uma população?
c) Que indicador analisa o padrão de vida de uma população?
8. Sobre o IDH do mundo, cite:
a) Três países com IDH muito elevado.
b) Três países com IDH elevado.
c) Dois países com IDH médio.
d) Três países com IDH baixo.

Respostas:

1) A resposta é pessoal, mas o(a) aluno(a) poderá observar a desigualdade social nessa paisagem urbana, como favelas ao lado de prédios modernos e ricos.
2) Tanto a África Subsaariana quanto o sul da Ásia foram colonizadas pelos países europeus durante o período chamado Imperialismo, no século XIX. Durante os anos 1940 a 1960, várias guerras e guerrilhas de libertação nacional eclodiram nesses dois continentes, em um processo de descolonização. Assim, nasceram vários países independentes caracterizados por profundos problemas socioeconômicos, muitos associados a pobreza extrema, como baixa expectativa de vida, subnutrição, altas taxas de natalidade e de mortalidade.
3) Terceiro Mundo foi um termo criado durante a Guerra Fria para designar os países que não faziam parte do grupo dos países capitalistas ricos (Primeiro Mundo) e nem dos países socialistas (Segundo Mundo). Com o desaparecimento do Segundo Mundo, ficou sem sentido usar esses termos.
Com o passar dos anos, o termo "subdesenvolvimento" ganhou caráter pejorativo como sinônimo de pobreza e por isso nenhum país quer ser associado a esse termo, que passou a ser substituído por "países em desenvolvimento".
4) De acordo com o glossário do G20 "países emergentes" são aqueles que estão em rápido processo de desenvolvimento econômico e industrialização, que avança da condição de países em desenvolvimento para o de países desenvolvidos.
5) a) A ONU considera como países emergentes, segundo a Agência para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) apenas dez países: Argentina, Brasil, Chile, Peru, México, Coreia do Sul, Cingapura, Malásia, Tailândia e Taiwan.
b) No mundo dos negócios, os países considerados emergentes são: China, Índia, Indonésia, Turquia, África do Sul, Colômbia, Rússia e Polônia.
6) O economista Amartya Sem define o desenvolvimento como um processo de expansão das liberdades reais dos seres humanos, o que inclui o acesso a bons serviços públicos, garantias dos direitos civis, entre outros itens.
7) a) Vida longa e saudável - Expectativa de vida ao nascer.
b) Conhecimento de uma população - Anos de escolaridade média e escolaridade esperada.
c) Padrão de vida de uma população - Rendimento nacional bruto per capita (dólar PPC).
8) A resposta é pessoal. a)Como exemplo de países com IDH Muito Elevado, temos: Noruega, Alemanha e Estados Unidos. b) Como exemplo de países com IDH elevado temos: Rússia, México, Brasil. c) Como exemplo de países com IDH médio temos: África do Sul e Índia. d) Com IDH Baixo podemos dar como exemplo: Nigéria, Haiti, Sudão do Sul.

Fonte: (livro): Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione. 2017.
Imagem: The Indian Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa