24 de agosto de 2019

Climatologia - questões de vestibulares e enem

QUESTÕES DE VESTIBULARES E ENEM

1. (Falm) Existem diferenças entre clima e tempo. O clima é o conjunto de condições meteorológicas de uma região em determinado período. Já o tempo é a combinação passageira dos elementos do clima.
Leia as descrições climáticas abaixo e assinale “T” para TEMPO e “C” para CLIMA.
(   ) A frente fria se afasta, mas parte de sua instabilidade ainda permanece sobre o centro-leste do Paraná. Nuvens carregadas provocam chuva desde cedo nestas regiões. Os demais setores paranaenses terão um dia de sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva, principalmente à tarde.
(   ) Nublado, alguns períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia.
(   ) Temperado, com verão ameno, chuvas uniformemente distribuídas, sem estação seca e a
temperatura média do mês mais quente não chega a 22ºC. Precipitação de 1.100 a 2.000 mm. Geadas severas e frequentes, num período médio de ocorrência de dez a 25 dias anualmente.
(   ) Com sol forte e poucas nuvens. O ar seco que predomina no Estado ainda desfavorece a formação de áreas de instabilidade. Faz calor à tarde.
(   ) Está inserida na região de clima temperado de categoria subquente, com temperatura média oscilando entre 18 e 15ºC no inverno e entre 26 e 24º C no verão. A temperatura média anual é de 20.4ºC. No inverno, a passagem da frente fria é sucedida por ondas de frio das massas polares, que baixam consideravelmente as temperaturas. O mesmo efeito no verão tem ação amenizadora.
a) T, T, C, T, C.
b) C, C, T, C, T.
c) C, T, C, T, C.
d) T, T, T, T, C.
e) C, C, C, T, T.


2. (UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

3. (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores.
Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.
a) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.
b) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
c) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
d) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.

4. (UFC) Com relação aos principais tipos de chuvas convectivas, frontais e orográficas, analise as seguintes assertivas:
I- As chuvas convectivas são provocadas pela ocorrência de subidas de ar quente e o resfriamento das camadas  superiores da atmosfera.
II- As chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa de ar frio com outra quente e úmida.
III- As chuvas orográficas ocorrem quando as massas de ar quente e úmida se elevam e se resfriam nas encostas das montanhas.
Com base nas assertivas acima, é correto afirmar que:
a) Apenas a I e III são verdadeiras.             
b) Apenas I e II são verdadeiras.             
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) I, II e III são verdadeiras.
e)  Apenas  I é verdadeira

5. (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa
a) aumento da longitude.
b) diminuição da latitude.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da pressão atmosférica.
e) diminuição dos valores de insolação.

6.  (Cesgranrio – RJ –) A maritimidade é um elemento importante na dinâmica climática, pois:
a) Interfere na umidade atmosférica e na amplitude térmica diária e sazonal das áreas sob sua influência.
b) Faz com que os ventos sempre se desloquem da terra para o mar, tornando as áreas litorâneas mais secas.
c)  Afeta as temperaturas das áreas litorâneas, tornado-as mais frias, tanto no verão como no inverno, devido à influência das correntes marítimas.
d)  Aumenta as amplitudes térmicas devido à diferença de calor específico entre a água e a terra.
e) Promove uma homogeneidade climática entre o litoral e as áreas mais continentalizadas.

7.  (UFRS – PELOTAS) Se o clima é a variação do tempo de um determinado lugar, pode se afirmar à alternativa que indica, respectivamente, tempo e clima são:
a) São Paulo tem inverno chuvoso, embora, nessa estação, haja dias ensolarados.
b) Manaus é uma cidade úmida e quente, embora hoje esteja ensolarada.
c) Porto Alegre a noite apresenta tempo chuvoso, com previsões de tormentas fortes para a madrugada.
d) Pelotas não teve chuvas a semana passada toda, embora o inverno, na cidade, seja chuvoso.
e) Curitiba amanheceu com o céu nublado, com grandes possibilidades de chuvas esparsas.

8, (UFAM) O vento é o ar atmosférico em movimento e se forma pelas:
a) sucessão do tempo.
b) diferenças na pressão atmosférica de um lugar em relação a outro
c) diferenças de temperatura entre o mar e o continente.
d) Influências da latitude na umidade do ar.
e) Instabilidade do tempo em áreas externas.

9. (UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.
I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.
V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.
a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.
b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.
c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.
d) Apenas a afirmativa III está incorreta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

10.  (PUCPR) O espaço urbano é resultado de intensiva interferência social no meio. Modifica-se o solo, as formas do relevo, o padrão de drenagem e a qualidade das águas fluviais e, ainda, há mudanças significativas no clima. Nas metrópoles e pólos industriais essas mudanças no clima são ainda mais perceptíveis.
Relacione as colunas abaixo, associando os fenômenos climáticos urbanos com as suas devidas explicações:
(1) Chuva ácida.
(2) Ilha de calor.
(3) Inversão térmica.
(4) Smog fotoquímico.
( ) Comum no inverno, quando uma camada de ar frio se situa muito embaixo na atmosfera, bem próximo à superfície, retendo e concentrando os poluentes sobre a área urbana, agravando a poluição atmosférica.
( ) Redoma climática sobre a cidade, fazendo que as temperaturas nas áreas centrais e de maior circulação de veículos, além das áreas industriais, sejam maiores do que nas áreas mais arborizadas e de menor concentração demográfica.
( ) Paira como um nevoeiro constante sobre as cidades, especialmente quando estas estão cercadas por áreas de relevo mais elevadas, como Los Angeles, Santiago e São Paulo, causando irritação na vista e intensificando os problemas respiratórios de suas populações.
( ) Ocorre com mais freqüência em áreas de extração e industrialização de carvão e outros combustíveis fósseis, cujo processo libera enxofre para a atmosfera, concentrando-a com compostos sulfurosos, modificando a qualidade da precipitação pluvial.
( ) Esse fenômeno se dá de forma mais intensa porque a cidade, sobretudo a sua área central, é uma verdadeira fonte de calor, devido ao grande consumo de combustíveis fósseis em aquecedores, automóveis e indústrias, de modo que as isotermas apresentam valores maiores na medida em que se aproximam das áreas mais centrais.
A relação correta é:
a) 3-2-4-1-2.
b) 2-4-3-1-3.
c) 2-3-4-3-1.
d) 1-2-3-3-4.
e) 4-3-2-2-1.

11. (UFBA) A variação climática na superfície terrestre está diretamente ligada à localização de cada região nas diversas latitudes, sendo, portanto, resultante do comportamento dinâmico da atmosfera, em sua seqüência habitual, e influenciada pelos fatores geográficos regionais e locais.

Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima,
a) calcule as amplitudes térmicas anuais das cidades de Amiens (França), Praga (República Tcheca) e Kiev (Ucrânia), situadas em latitudes próximas;
b) explique as causas das diferenças de amplitude térmica existentes entre essas cidades;
c) identifique a zona climática onde as referidas cidades estão situadas.

12) (UFPR 2009) Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:
a)  Os ventos monçônicos resultam das bruscas variações diurnas de temperatura.
b)  Durante a atuação do fenômeno La Niña, o Sul do Brasil costuma ser afetado por índices pluviométricos superiores à média climática, que provocam enchentes e inundações, enquanto o Nordeste permanece seco.
c)  O movimento rotacional é o principal fator das mudanças climáticas ao longo do ano em todas as regiões da Terra
d)  Apesar da variabilidade dos fatores climáticos, se for conhecida a latitude de certo local, é possível determinar o seu clima.
e)  O hemisfério Norte apresenta mais contrastes climáticos do que o hemisfério Sul, posto que neste há uma menor concentração de terras e, conseqüentemente, uma maior influência das massas oceânicas.

13. Enem 2017
Nas imagens constam informações sobre a formação de brisas em áreas litorâneas. Esse processo é resultado de
a) uniformidade do gradiente de pressão atmosférica.
b) aquecimento diferencial da superfície.
c) quedas acentuadas de médias térmicas.
d) mudanças na umidade relativa do ar.
e) variações altimétricas acentuadas.

14. Enem 2017

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?
a) Altitude, que forma barreiras naturais.
b) Vegetação, que afeta a incidência solar.
c) Massas de ar, que provocam precipitações.
d) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.
e) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.


Fonte(internet): Tudo de concursos vestibulares, Blog de Geografia, Climapédia.
Livro: Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. 2017.

Gabarito:
1-a; 2-d; 3-a; 4-d; 5-d; 6-a; 7-d; 8-b; 9-d; 10.a; 11-a) As amplitudes térmicas são: Amiens 15ºC. Praga 21ºC. Kiev 27ºC; 12-e; 13-b; 14-c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa