25 de agosto de 2019

Interpretação de climogramas



O que é um climograma?

O climograma é um instrumento utilizado para a análise da dinâmica atmosférica dos lugares.São uma espécie de gráfico-síntese sobre os tipos climáticos ou sobre a dinâmica atmosférica de uma determinada região ao longo de um ano.


O que os climogramas indicam?

Os climogramas indicam, numericamente, as variações de temperatura e pluviosidade em uma localidade específica, geralmente com o uso de um sistema de barras e uma linha.
3. Por que é tão importante o uso de climogramas?
Trata-se de um instrumento muito importante, uma vez que revela as oscilações atmosféricas que uma região sofre ao longo do ano, auxiliando, portanto, na avaliação dos climas e nos sistemas de planejamento social e natural.

O que é preciso ser levado em consideração ao interpretar um climograma?

Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm). Na horizontal, temos a variação do tempo, geralmente segmentado com base nos meses do ano.

A partir dos dados de um climograma, que outras informações podemos obter?

Com a análise dos dados de um climograma, podemos obter outras informações sobre as temperaturas e as chuvas, como a amplitude térmica, a média anual de temperatura, a média anual de chuvas etc. Em alguns casos, é possível até identificar o tipo climático de uma região, porque cada um desses tipos possui os seus climogramas correspondentes. Portanto, além de ser importante nos estudos atmosféricos e climáticos, esses gráficos são bastante recorrentes em provas de concursos, vestibulares e podem aparecer até no Enem.

QUESTÕES DE CONCURSOS

1. (TJ-SC) Os climogramas são representações gráficas que mostram as médias térmicas e pluviométricas que caracterizam o tipo climático de um determinado local.
De acordo com o climograma abaixo, que se refere a um dos tipos climáticos do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) O climograma representa o clima tropical subúmido, com pequena amplitude térmica. Corresponde à área do Brasil Central com sai formação típica dos cerrados.
b) A ocorrência deste tipo climático se verifica no Brasil Meridional e é classificado como macrotérmico, com elevadas médias térmicas e pequena amplitude térmica.
c) Os dados do gráfico permitem concluir que o clima representado seja o tropical semi-árido, com temperaturas elevadas. Retrata um clima típico do Polígono das Secas e a vegetação predominante é a caatinga.
d) O gráfico representa o clima tropical subtropical, com amplitudes térmicas elevadas e chuvas regulares e bem distribuídas durante o ano, não ocorrendo estação seca. Representa o clima do sul do Brasil, como o do Estado de Santa Catarina.
e) Os dados do gráfico permitem concluir que o clima representado é o tipo climático da Amazônia pois, as chuvas são abundantes o ano todo. A vegetação predominante é a floresta Equatorial ou Amazônica.

2. (Unicamp 2018)
O climograma acima refere-se a uma região
a) subtropical, onde as temperaturas mais altas estão concentradas no verão e as precipitações estão concentradas no outono.
b) polar, onde as temperaturas mais baixas estão concentradas no inverno e as precipitações estão bem distribuídas ao longo do ano.
c) tropical, onde as altas temperaturas estão bem distribuídas ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no verão.
d) temperada, onde as temperaturas médias mantêm-se ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no inverno.

3. (EsPCEx 2017) 
Observe os climogramas a seguir:
Considerando as características climáticas evidenciadas em cada climograma, podemos afirmar que
I- o climograma 1 refere-se a uma cidade situada no hemisfério Sul.
II- a amplitude térmica registrada no climograma 2 é maior que a registrada no climograma 1.
III- o verão é mais chuvoso do que o inverno nos dois climogramas.
IV- o climograma 1 refere-se a uma cidade com características de clima tropical típico e o climograma 2 a uma cidade de clima tropical litorâneo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV

4. (UFRGS – 2014) Analise os climogramas abaixo, no hemisfério sul.
Comparando esses climogramas, é possível afirmar que:
a) o 1 apresenta as variações mais significativas de pluviosidade e temperatura, indicando um clima equatorial úmido.
b) o 2 apresenta uma relação direta entre pluviosidade e temperatura, indicando um clima com verões quentes e úmidos.
c) o 3 apresenta uma relação inversa entre pluviosidade e temperatura, indicando um clima com invernos úmidos.
d) o 1 e o 2 apresentam condições de considerável pluviosidade nos meses de temperaturas mais altas.
e) o 2 e o 3 indicam variações significativas de pluviosidade e temperatura, com estações definidas para ambos.



Fonte: Alunos online, Brasil Escola, Aprova Questões, Geonauta, Projeto Militar.

Respostas das questões:
1-d; 2-c;  3-a; 4-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa