25 de agosto de 2019

Tempo e clima

O tempo é um estado momentâneo, ou seja, uma combinação dos elementos atmosféricos, como temperatura, umidade e pressão atmosférica. O tempo corresponde a um estado momentâneo da atmosfera numa determinada área da superfície da Terra. A ciência responsável pelo estudo do tempo é a meteorologia e a mesma é capaz de prever como este será em uma determinada região, a partir de dados recebidos por satélites.
O clima corresponde ao comportamento do tempo em uma determinada área durante um período longo, de pelo menos 30 anos. O clima é o padrão da sucessão dos diferentes tipos de tempo que resultam do movimento constante da atmosfera. A ciência responsável pelo estudo do clima é a climatologia, a qual afirma que mudança de tempo não significa mudança de clima, porém cabe-se constatar que o mesmo não é imutável, um exemplo das mudanças climáticas vividas pelo planeta, são as conhecidas Eras Glaciais.


Livro: Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. 2017.
Fonte (internet): Brasil Escola, Climapédia, Geografalando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa