25 de agosto de 2019

Fatores do clima

Os fatores do clima são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um ou mais fatores climáticos podem interagir, influenciando na temperatura, umidade, pluviosidade e deslocamento de ar.

Latitude: A latitude é um dos fatores do clima que influi na temperatura devido à forma esférica da Terra. A insolação diminui a partir do Equador, pois ali os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra, em direção aos pólos, onde há elevada inclinação e reflexão dos raios solares. Então a regra geral se define por a temperatura diminuir com o aumento da latitude.

Altitude: A altitude é um fator climático que exerce grande influência sobre a temperatura. Isso ocorre porque o calor é irradiado da superfície terrestre, é refletido, sendo enviado de volta, e a atmosfera se aquece por irradiação. O ar se torna mais rarefeito a medida que a altitude fica maior. O ar ficar rarefeito significa ter menor densidade de moléculas, ocorrendo menor irradiação, menor retenção de calor e, por consequência, menores temperaturas. A temperatura cai 1ºC, aproximadamente,  a cada 200 metros que nos elevamos. 
Albedo: O tipo de superfície atingida pelos raios solares exerce influência na diferença de temperatura atmosférica, porque o aquecimento do ar é feito por meio da reflexão dos raios solares que incidem nessa superfície. Os raios solares que penetram na atmosfera e são por ela refletidos, sem incindir na superfície, retornam ao espaço sideral e não alteram a temperatura do planeta, já que não há retenção de energia. O índice de reflexão de uma superfície - o albedo - varia de acordo com sua cor. Quanto menor o albedo, maior a absorção de raios solares, maior o aquecimento e, consequentemente, a irradiação de calor. Exemplo: O asfalto  reflete 5% e absorve 95% dos raios solares. Já a neve reflete até 90% e absorve apenas 10% dos raios solares.
Correntes Marítimas: As correntes marítimas são porções de água que se deslocam pelos oceanos. Com características próprias elas apresentando temperatura, salinidade, pressão e velocidade. As correntes marítimas distribuem o calor e influem no clima. Elas resultam de diversos fatores, como ventos, movimento de rotação da Terra, diferenças de salinidade e temperatura das águas e conformação das bacias oceânicas. As correntes quentes formam-se nas áreas equatoriais e migram para as altas latitudes, onde irradiam calor para o ar atmosférico. Um exemplo é a corrente quente do Golfo ou Gulf Stream. As correntes frias formam-se nas áreas polares, migram para as baixas latitudes e provocam queda da temperatura nas áreas próximas aos litorais. Temos como exemplo as correntes frias de Humboldt e da Califórfia, que esfriam o ar atmosférico ao longo de seu trajeto. As correntes marítimas também influem na umidade. As massas de ar quente provenientes do Pacífico se resfriam ao passar sobre essas correntes, ocasionando condensação e chuvas. Elas chegam secas ao litoral e ao interior da América do Sul e do Norte, sendo, além de outros fatores, responsáveis pela existência dos desertos de Atacama e do Colorado. 

Continentalidade e maritimidade: A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Porém a água também demora para esfriar. Assim áreas mais próximas aos oceanos são mais amenas, apresentando menos amplitude térmica, sofrendo influência da maritimidade. Já o interior dos continentes, por estarem distantes do mar, sofrem influência da continentalidade, apresentando maior amplitude térmica. Um exemplo disso é visto na Europa, onde há os climas temperado oceânico e continental.


Vegetação: Os diferentes tipos de cobertura vegetal influencia na absorção e irradiação de calor, além da umidade do ar. Em uma região florestada, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre o solo, diminuindo a absorção de calor. As plantas retiram a umidade do solo pelas raízes e a transferem para a atmosfera através das folhas (transpiração), aumentando a umidade do ar. As árvores contribuem para a manutenção do clima, suas copas diminuem a velocidade do vento, as raízes retém o solo impedindo a erosão e auxiliam na captação da água nos lençóis subterrâneos.
Quando há um desmatamento de grandes proporções, há acentuada diminuição da umidade e elevação significativa das temperaturas médias por causa do aumento da absorção e irradiação de calor pelo solo exposto.

Massas de ar: O clima do planeta é muito influenciado pelas massas de ar. Elas podem, de acordo com a região onde surgem, serem quentes, frias, úmidas ou secas. As massas de ar que se formam nos polos (norte e sul) são frias e úmidas. Já as massas de ar que se formam na região no litoral, próxima a linha do Equador, são úmidas e quentes. Regiões que estão localizadas em áreas influenciadas por estas massas de ar, assumem suas características climáticas, quando estão sob o efeito delas. No inverno, por exemplo, o Rio Grande do Sul recebe forte influencia da Massa de Ar Polar Atlântica, que leva muito frio e umidade para as cidades deste estado.

Relevo: Está associado à altitude, o relevo influi na temperatura e na umidade ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.

Livro: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. 2017.
Fonte(internet): Climapédia, Sua Pesquisa, Planeta.
Imagens: Professor Edu Gonzaga, Planeta, Wikipédia, Ambiente de Luz.

2 comentários:

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa