22 de setembro de 2019

A geografia agrária e a agropecuária

Imagem: Pixabay
Geografia Agrária

"É a ciência que estuda a terra e as suas formas de exploração e cultivo". "É o ramo que estuda as relações sociais, econômicas  e ambientais do campo para o avanço das práticas agrícolas". O principal foco de estudo da geografia agrária é o campo, por ser o espaço de cultivo e de desenvolvimento da agricultura.
Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal e produção de matérias-primas  A agricultura é a base para o desenvolvimento humano e econômico.
As questões de acesso à terra (estrutura fundiária) são definidas pelo espaço agrário, que regula as leis que rege a produção, como preços dos produtos, quantidades, implicações ambientais, etc.

Sistemas Agrícolas

Os sistemas agrícolas podem ser classificados como intensivos ou extensivos, de acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade decorrentes do uso de insumos, maquinaria e tecnologia de ponta.
* Agricultura intensiva: sistema de produção em larga escala, tecnologia de ponta com mão de obra especializada, uso de substâncias químicas no controle de pragas e integração com a indústria, grandes extensões de terra (latifúndio).
* Agricultura extensiva: baixa produtividade, uso de técnicas rudimentares, produção voltada para a agricultura familiar ou mercado interno, pequenas extensões de terra (minifúndio).

Tipos de agricultura

Agricultura de subsistência (familiar)
Imagem: Pixabay
É aquela em que todas as medidas tomadas para gerir a propriedade e administrar a produção ( o que plantar, para quem vender, que investimentos fazer, etc.) são executadas pelos membros de uma família, sendo ela proprietária de terra ou não.

Um tipo de agricultura familiar é a agricultura de subsistência, voltada para satisfazer as necessidades alimentares dos próprios agricultores. Em geral é praticada em pequenas e médias propriedades utilizando-se técnicas tradicionais e sem uso de maquinário e de tecnologia. Não há uso de fertilizantes nem técnicas para correção do solo. O terreno para o desenvolvimento desse tipo de agricultura, em geral, é pequeno e a produção diversificada. Somente uma pequena parte da produção é destinada ao comércio.


Agricultura orgânica ou biológica
Imagem: Pixabay

Paralelamente ao aumento de cultivo de transgênicos, vem crescendo o número de agricultores e consumidores adeptos da agricultura orgânica, um sistema de produção que não utiliza nenhum produto agroquímico – fertilizantes, inseticidas, herbicidas, etc. A adubação do solo é realizada com matéria orgânica e o combate às pragas com controle biológico – uso de predadores naturais.

Há também, grande preocupação em manter o equilíbrio ecológico do solo – suporte para a fixação de raízes e sua fonte de nutrientes –, fundamental nesse tipo de agricultura. Os produtores que adotam a agricultura orgânica buscam manter o equilíbrio do ambiente e de seu plantio por meio da preservação dos recursos naturais.

Agricultura comercial (moderna)
Nesse tipo de plantio pratica-se o cultivo de somente um alimento (monocultura) e uso intenso de máquinas tecnologias de ponta para aumentar o rendimento do cultivo. Utilizam grandes quantidades de fertilizantes, agrotóxicos, pesticidas e sementes geneticamente modificadas. A produção é em larga escala. A agricultura moderna provoca impactos ao meio ambiente.

A evolução das atividades agropecuárias

Agropecuária é um termo que se usa para designar o conjunto de atividades características da zona rural: a agricultura e a pecuária.

A agropecuária pode ser considerada uma das atividades que mais transformaram a superfície terrestre e a vida em sociedade. O acúmulo de conhecimentos a respeito dos ciclos naturais e o aprimoramento de técnicas voltadas para o controle do desenvolvimento das plantas e dos animais foram responsáveis por modificar a natureza, moldando os ecossistemas segundo as necessidades humanas.

A atual configuração espacial das atividades agropecuárias e da zona rural é resultado da ação da sociedade sobre a natureza ao longo da História e ocorreu de modo desigual entre os diversos países e regiões do mundo.

A agropecuária possibilitou a fixação de grupos humanos em determinadas regiões propícias ao cultivo, favorecendo o desenvolvimento das primeiras cidades.
Do estágio de caça e coleta, a humanidade chegou ao plantio no final do Período Neolítico (8000 a.C- 5000 a.C). A partir daí, a agricultura foi desenvolvida inicialmente nas margens dos rios Nilo (Egito), Ganges (Índia), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Yang Tsé-kiang (China).
Com a agricultura e a domesticação de animais, teve início a transformação do espaço natural em espaço geográfico.

Os espaços agrários sofreram profundas mudanças, principalmente com o aperfeiçoamento dos instrumentos rudimentares de cultivo (enxadas, arados e foices) e sua substituição pelas máquinas agrícolas e com adoção de procedimentos técnicos como a adubação e a irrigação. No entanto, a difusão dessas inovações pelo espaço mundial é irregular, tornando o espaço rural muito diversificado.

A modernização da agricultura
Imagem: Pixabay

O conjunto de mudanças técnicas introduzidas na produção agropecuária ficou conhecido por Revolução Verde e consistia na modernização das práticas agrícolas (utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas, sementes melhoradas) e na mecanização do preparo do solo, do cultivo e da colheita, visando a aumentar a produção de alimentos.


Imagem: Pixabay
Agroindústria
A agropecuária evoluiu para uma produção especializada: a agroindústria. Esse tipo de produção implica a instalação de fábricas que transformam produtos agropecuários em produtos industrializados no próprio local da produção, como indústrias de laticínios e de óleos vegetais.

Mapa inspirado no mapa mental de Rafaela Sousa (Brasil Escola)
Fonte (livros):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. Vol. 2. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Fonte (internet):
https://www.guiaestudo.com.br/geografia-agraria
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/geografia-agraria
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-5.htm
https://www.colegioweb.com.br/agricultura/agricultura-e-os-fatores-naturais.html
https://www.agrozapp.pt/artigos/Estudos/onde-e-como-se-originou-a-agricultura
https://www.todamateria.com.br/agricultura/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-agricultura.htm
https://www.significados.com.br/revolucao-verde/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa