30 de setembro de 2019

Os grandes biomas terrestres - parte 1

A Terra compreende várias esferas, estreitamente  relacionadas entre si. Na verdade, a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera firmam um único conjunto - a biosfera, ou "esfera da vida", que é a parte da Terra onde estão os seres vivos.
A biosfera é integrada por grandes conjuntos denominados biomas, termo proposto em 1916 pelo ecologista norte-americano Clements, para designar "uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes". Cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal (florestas, campos, vegetação de desertos, savanas, etc.), que lhe confere uma característica visual própria (ALMEIDA e RIGOLIN, 2012).
 Os biomas da Terra
Por Terpsichores - CC BY-SA 3.0
Os biomas e o clima

A distribuição dos biomas e seus tipos de vegetação estão intimamente ligados ao clima, uma vez que são as diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Cada tipo climático corresponde a um bioma, marcado por uma determinada cobertura vegetal.
Os biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal.
A adaptação aos diferentes tipos de clima serve de base para a seguinte classificação de plantas:
* perenes: plantas que apresentam folhas o ano inteiro;
* caducifólias, decíduas ou estacionais: plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas do ano;
* esclerófilas: plantas com folhas duras, que têm consistência de couro (coriáceas);
* xerófilas: plantas adaptadas à aridez;
* higrófilas: plantas, geralmente perenes, adaptadas a muita umidade;
tropófilas: plantas adaptadas a uma estação seca e outra úmida;
* aciculifoliadas: possuem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros. Quanto menor a superfície das folhas, menos intensa é a transpiração e maior é a retenção de água pela planta;
* latifoliadas: plantas de folhas largas, que permitem intensa transpiração, são geralmente nativas de regiões muito úmidas.

Biomas das regiões temperadas e frias
A tundra, a taiga, a floresta temperada, as pradarias, as estepes e a paisagem mediterrânea são biomas das regiões temperadas e frias, que veremos a seguir.

Tundra

Por Katpatuka derivado de: Blank-https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=539762
Localiza-se no Círculo Polar Ártico. Compreende Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, norte da Rússia (Sibéria) e da Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia).
Nas áreas de tundra polar, os solos permanecem gelados a maior parte do ano, assim como os rios e os lagos. O inverno é extremamente gelado, com temperaturas abaixo de 0°C. O bioma apresenta-se como um deserto gelado.
A estação mais quente dura mais ou menos sessenta dias e a temperatura mais alta não ultrapassa os 10°C. A tundra só cresce no período de degelo.
Vegetação rasteira, de ciclo vegetativo muito curto.  As espécies típicas são os musgos, nas baixadas úmidas, e os líquens, nas porções mais elevadas do terreno, onde o solo é mais seco, aparecendo raramente pequenos arbustos. As árvores não sobrevivem nesse tipo de clima.
De Hannes Grobe 20:21, 16 December 2007 (UTC) - Trabajo propio, CC BY-SA 2.5

Floresta boreal (taiga)
                                                                  By Terpsichores - Own work, CC BY-SA 3.0
É chamada de  floresta boreal, porque ocorre apenas no hemisfério norte, entre as latitudes de 50 e 60°N. Nessa região, a incidência de raios solares é um pouco menos inclinada do que na região de tundra.
Esse é um bioma típico de áreas de clima temperado continental, com invernos muito rigorosos, queda de neve e verões quentes. Nas áreas de taiga, os solos geralmente são pouco férteis e congelam no inverno.
 Ocorre nas altas latitudes do hemisfério norte, Cobre grandes extensões da Rússia, do Alasca (Estados Unidos) Canadá, Noruega, Suécia e Finlândia .
É uma formação vegetal homogênea, na qual predominam coníferas do tipo pinheiro.As coníferas são espécies adaptadas à ocorrência de neve no inverno; são aciculifoliadas e com árvores em forma de cone, o que facilita o deslizamento da neve por suas copas.
Essa formação vegetal foi largamente explorada com a retirada da madeira para ser usada como lenha e para a fabricação de papel e móveis.
Imagem: Blog da Floresta

Floresta Temperada
Por KarlUdo - Obra do próprio, CC BY 3.0

A floresta temperada recobria áreas que hoje são as mais povoadas da superfície terrestre - Europa, China, Japão e leste da América do Norte. No hemisfério Sul, pode ser encontrada na Austrália, na Nova Zelândia e no Chile.Na Europa, resta apenas em pequenas extensões, como a Floresta Negra, e a Floresta de Sherwood, na Inglaterra.
É uma vegetação típica do clima temperado oceânico. Recebe os raios solares com uma inclinação bem menor do que nas regiões frias (temperado continental). Portanto, nas áreas de ocorrência dessa floresta as temperaturas são mais altas.
Esta formação florestal caducifólia, típica dos climas temperados e subtropicais, é encontrada em latitudes mais baixas e sob maior influência da maritimidade. Isso permitiu o desenvolvimento de atividades agropecuárias.
As florestas temperadas não são todas iguais. Podem ser encontradas espécies perenes entre as decíduas, bem como florestas e tapetes de musgos e cogumelos. Suas principais espécies são o abeto, a faia e o carvalho. Nas regiões de clima chuvoso, encontra-se árvores de grande porte, como o eucalipto gigante, na Austrália, e a sequoia, na costa ocidental da América do Norte.
Esse é o bioma mais devastado do mundo, pois seus solos férteis foram muito aproveitados para a agricultura e têm na água o seu principal agente erosivo.
Imagem: Reprodução
Os vídeos abaixo mostram as fantásticas sequoias gigantes, cuja altura
pode equivaler a um prédio de 26 andares. 
Parte 1
Parte 2

Pradarias
https://sites.google.com/site/grasslandbiome123/what-are-grasslands
Esse bioma recebe o nome de Pradaria, na América do Norte, e  Pampa, na América do Sul, onde o clima é mais úmido. É encontrado na América do Norte (Canadá e Estados Unidos), na América do Sul (Argentina, Brasil e Uruguai), Europa (zona temperada continental) e na Ásia (zona central). É também encontrado na Austrália. No hemisfério sul essa vegetação herbácea recebe mais chuvas do que no hemisfério norte. Na América do Norte, ocupam uma área que se estende desde o Canadá (Alberta, Saskatchewan e Manitoba), continuando pelas planícies Centrais dos Estados Unidos, até o estado do Texas, ao sul, e o estado de Indiana, a oeste. Nessa área há importantes cultivos agrícolas: o trigo, o milho e as culturas irrigadas transformaram as pradarias dos Estados Unidos na maior produtora de grãos do mundo.
Muito usada como pastagem, essa formação é importante por enriquecer o solo com matéria orgânica. Um dos solos mais férteis do mundo, o tchernozion (terras negras em russo), é encontrado sob as pradarias da Rússia e da Ucrânia.

Estepes

Imagem: http://rrms-biomes.tripod.com/id8.html

Bioma seco, frio e com vegetação rasteira, característicos de climas semiáridos, encontrado nas bordas de desertos de regiões temperadas e subtropicais. Nas áreas de ocorrência de estepes as chuvas são escassas, mas não tanto quanto nos desertos: chegam a 500 mm por ano, o dobro das precipitações nas regiões desérticas.
Nessas formações a vegetação é herbácea, como nas pradarias, porém mais esparsa e ressecada.
As estepes desenvolvem-se em uma faixa de transição entre climas temperados e desérticos, como na Ásia Central, e entre climas tropicais e desértico, como na região do Sahel, na África,
Nas estepes, os verões são quentes e os invernos muito frios; em altas latitudes cai neve.
Com um pouco mais de chuva, as pradarias poderiam ser classificadas como pradarias; com um pouco menos, como deserto.
São encontradas principalmente nos Estados Unidos, na Mongólia, na Sibéria (Rússia) e na China.
Essa vegetação foi muito degradada por atividades econômicas como o pastoreio.
Imagem:http://editart.club/hnaxe112927129.html

Vegetação mediterrânea
Por Vzb83, CC BY-SA 3.0

Bioma característico da região que fica às margens do mar Mediterrâneo, no sul da Europa, no norte da África e no oeste da Ásia. Também ocorre no oeste dos Estados Unidos (Califórnia) e no extremo sul da África do Sul, no oeste e sul da Austrália e no Chile.
Desenvolvida em regiões de clima mediterrâneo, que apresentam verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa (largamente desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras) e no norte da África.
https://erikachaconramos.wordpress.com

Quadro comparativo Biomas da Terra AQUI.
Questões discursivas biomas AQUI.

Fonte (livros):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
Fonte(internet):
https://www.todamateria.com.br/pradarias/
https://welovegeography.pt/biomas-e-formacoes-vegetais
https://sites.google.com/site/grasslandbiome123/what-are-grasslands
http://blogdaflorestamundial.blogspot.com/2012/01/floresta-boreal_12.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/vegetacao-mediterranea.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa