28 de setembro de 2019

Principais tipo de chuva que ocorrem no Brasil

1. Chuva frontal
 Imagem: Diogo Azê (Flickr)
Resultam do choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.
As frentes são zona de contato entre duas massas de ar de características diferentes, uma quente e  outra fria. Nas frentes, ocorre a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva. O volume de água precipitada e a área de abrangência estão relacionadas com a intensidade das massas de ar, que é variável no decorrer do ano.
As chuvas frontais são frequentes no litoral do Brasil, como consequência do encontro da massa polar atlântica (fria) com a massa tropical atlântica (quente).


Imagem: Tio Hildebrando
2. Chuva orográfica ou de relevo
Imagem: Diogo Azê (Flickr)
Ocorrem com a ascensão  e o resfriamento do ar, quando este tem que ultrapassar barreiras montanhosas. Este tipo de chuva costuma ser localizada, intermitente (chuva que cai com intervalos) e fina. É muito comum nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, onde as serras e chapadas dificultam o deslocamento das massas úmidas de ar, provenientes do oceano Atlântico para o interior do continente. Exemplo: no litoral do Nordeste brasileiro, a barreira do planalto da Borborema provoca chuvas na Zona da Mata e no litoral.
Imagem: Tio Hildebrando
3. Chuva de convecção
Imagem: Diogo Azê (Flickr)
Também conhecida como chuva de verão, ocorrem quando o ar, em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva. Em dias quentes, o ar próximo à superfície fica mais leve e sobe para as camadas superiores da atmosfera, carregando umidade. Tem curta duração temporal. Ocorre principalmente no verão em climas tropicais. É caracterizada por fenômenos elétricos e fortes rajadas de vento. A predominância é no início da tarde e início da noite. A duração pode ser curta a média (de minutos a horas).
Esse tipo de chuva é muito comum nas regiões tropicais e equatoriais, como na Amazônia.
Imagem: Tio Hildebrando


Fonte: Livros:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. São Paulo: Scipione, 2017.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Ática, 2017.
Fonte(internet):
http://tiohildebrando.blogspot.com/2008/05/tipos-de-chuva.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-chuva.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa