28 de setembro de 2019

A umidade do ar e as precipitações não superficiais

Umidade do ar

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
A umidade do ar é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Ela varia de um lugar para outro e até em um mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano.

Umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar tem relação com o seu ponto de saturação, que é a sua capacidade máxima de reter umidade. Por exemplo, umidade relativa de 60% quer dizer que faltam 40% para atingir a capacidade de retenção total de vapor de água no ar e começar a chover. Ao atingir 100% é atingido o total de vapor de água que a atmosfera pode comportar. É o que se chama ponto de saturação.

A capacidade de retenção do vapor de água depende da temperatura. Em dias quentes, os gases estão dilatados e aumenta a sua capacidade de retenção de vapor; já com  temperaturas mais baixas, os gases ficam mais espessos e carregados e é necessária menor quantidade de vapor de água para atingir o ponto de saturação.

Umidade absoluta

É a quantidade de vapor de água existente na atmosfera num determinado momento. É expressa em g/m³, ou seja, gramas de água existentes em cada metro cúbico de ar.
Imagem: Pixabay
A umidade do ar é medida por um aparelho chamado higrômetro.

Precipitações não superficiais

1. Chuvas
Imagem: Pixabay
As chuvas são fundamentais para a vida na Terra. Elas resultam da conjugação do vapor de água em seu ponto de saturação e a queda de temperatura da atmosfera. É a precipitação em forma de gotas que caem sobre a superfície terrestre. Em razão da sua formação, podem ser classificadas em frontal, orográfica e convectiva.

2. Neve
Imagem: Pixabay
É a precipitação em forma de cristais de gelo, agrupados geralmente em flocos formados pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera, antes que eles cheguem à superfície. A neve é característica de invernos de regiões temperadas e também ocorre nas regiões de altas montanhas e nas regiões polares.

3. Granizo
Imagem: Pixabay
Acontece quando gotas de água são levadas para as camadas mais frias e mais altas da atmosfera, pela ascensão vertical do ar, e transformam-se em gelo.

Fonte: Livros:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 1. São Paulo: Scipione, 2017.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Ática, 2017.
Fonte(internet):
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/umidade-atmosferica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa