2 de novembro de 2019

Conceitos básicos - Nação e etnia

O conceito de nação é muito importante nos estudos da geografia da população. Esse conceito é aqui utilizado em seu sentido antropológico como sinônimo de etnia, definindo um grupo de pessoas que apresenta uma história comum e vivencia um padrão cultural que lhe assegura uma identidade coletiva.

A humanidade é constituída de pessoas de diversas etnias e modos de vida. A população de um país pode conter várias nações ou etnias, como se evidencia na Rússia, na Índia, na China e na Indonésia. São países multinacionais ou multiétnicos.

O Brasil é composto de diversas nações indígenas minoritárias - os kaiapós, os munduruku, os kadiwéu, os guarani, além de outras 215 etnias ( e mais de oitenta povos isolados sobre os quais a Funai afirma ainda não haver informações objetivas).
As nações indígenas mantém sua língua, seus costumes, sua organização social.
Imagem -  nações indígenas
 Por Lecen - see below Agência Brasil / Valter Campanato/ABr, CC BY 3.0 

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
Fonte (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndios_do_Brasil
https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-cultura-tupi-guarani-foi-impactada-pelo-homem-branco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa