1 de novembro de 2019

Conceitos demográficos - Indicadores sociais

O aumento da população de um lugar em um determinado período é chamado de crescimento demográfico ou populacional, e pode ser explicado por dois fatores: o crescimento vegetativo e as migrações.
Crescimento demográfico é, portanto, o resultado da soma dos nascimentos com as migrações, subtraindo-se as mortes, em determinado período.
Crescimento vegetativo ou natural
Ao analisar a população de um país ou de uma região, ou seja, analisar o número de nascimentos e de mortes, o saldo será positivo se o número de nascimentos superar o de mortes. Caso contrário, se o número de mortes for maior que o de nascimentos, a população decrescerá e o saldo será negativo. A essa relação entre nascimentos e mortes dá-se o nome de crescimento vegetativo ou natural

Taxa de natalidade
Á taxa de natalidade é obtida multiplicando-se por mil o total de nascimentos durante o período de um ano e dividindo-se esse resultado pelo total da população. O resultado será representado com o símbolo ‰ (lê-se por mil).  


Taxa de fecundidade
Indica o número médio de filhos que teria uma mulher ao final de seu período reprodutivo (dos 15 aos 49 anos de idade). a queda da taxa de fecundidade implica queda na natalidade.
Taxa de mortalidade
É obtida multiplicando-se por mil o número de óbitos no período de um ano e dividindo-se esse resultado pela população total. O resultado é apresentado  ‰ (por mil).
Taxa de mortalidade infantil
Diz respeito ao número de crianças mortas antes de completar o primeiro ano de vida. É considerada a taxa que retrata melhor as condições de vida de uma população. É obtida anualmente, multiplicando-se o óbito de crianças com menos de um ano por mil e dividindo-se esse resultado pelo total de crianças nascidas vivas.
Expectativa de vida
Se traduz pelo número de anos que um recém-nascido poderá viver, ou seja, o número de anos que se espera que um habitante de determinado lugar ou país possa viver. Para esse cálculo levam-se em conta fatores, como o acesso a saúde, educação e lazer, a situação econômica e outros aspectos, como violência, poluição e criminalidade.

Fonte (livros) :
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
SOUZA, Flávio Manzato et al. Ser protagonista: geografia 2° ano. Vol. 2. São Paulo: Edições SM, 2016.
Fonte (internet): 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conceitos-demograficos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa