15 de novembro de 2019

Hidrelétricas

Hidreletricidade
Imagem: Reprodução 
Os rios que apresentam declividade acentuada em seu curso  possuem potencial hidrelétrico, principalmente se seu suprimento de água for garantido por clima ou hidrografia favoráveis.

Para gerar eletricidade a partir da água dos rios, é essencial que haja desníveis onde barragens possam ser construídas de maneira que uma represa seja criada. Trata-se de uma forma de aquisição de energia considerada não poluente, relativamente barata e renovável, embora o alagamento de grandes áreas, por causa da construção das barragens e do represamento da água, cause grandes impactos socioambientais.

Impactos socioambientais causados pela construção das hidrelétricas

A hidreletricidade gera energia elétrica mais limpa e barata do que outras fontes, sim, porém
a sua construção gera impactos, como o desalojamento de populações, o alagamento de vegetação nativa ou de áreas agrícolas, além da alteração na vazão dos rios, entre outros impactos socioambientais. Por isso, a sua construção deve ser sempre precedida de minucioso estudo das consequências ambientais, sociais e arqueológicas,  a fim de comprovar  a viabilidade técnica, social, ambiental e econômica do represamento. Mais adiante estudaremos com profundidade esses impactos.
Funcionamento de uma barragem
Fonte: ANEEL
Países com grande potencial hidráulico
A produção de energia hidrelétrica depende da energia solar, pois a água é transportada para compartimentos mais elevados do relevo pela evaporação e posterior precipitação. Por isso, os países de relevo ondulado, grande extensão territorial (com maior área de insolação) e muitos rios, geralmente apresentam grande potencial hidráulico. É o caso do Brasil, do Canadá, dos Estados Unidos, da China, da Rússia e da Índia.

As cinco maiores centrais hidrelétricas do mundo

Central Hidrelétrica Três Gargantas
É a maior central hidrelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e foi concluída em 2012. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial.
Esta barragem tem 181 metros de altura e 2335 metros de comprimento.
Por Source file: Le Grand PortageDerivative work: Rehman - CC BY 2.0.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Itaipu
Fica no rio Paraná, fazendo fronteira entre Brasil e Paraguai, é a segunda maior hidrelétrica do mundo. Seu lago ocupando uma área de 1350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 km ao norte. Itaipu tem uma potência de geração de 14.000 MW.
A construção teve início em 1975 e foi concluída em 1982.
Imagem: Reprodução
Imagem: https://www.itaipu.gov.br/energia/barragem
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Xiluodu
Possui uma potência instalada de 13860 MW. Fica no rio Jinsha, próximo de Sichuan, China. É a segunda maior hidroelétrica da China, e a terceira maior do mundo.
Começou a ser construída em 2005 e foi concluída em 2013.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Guri
Possui uma potência instalada de 10235 MW. Localiza-se na Venezuela, no rio Caroni, no estado de Bolívar. Tem 7.426 metros de comprimento e 162 de altura. 
A sua construção começou em 1963, e foi concluída em duas fases. A primeira terminou em 1978 e a segunda em 1986.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Tucuruí
Possui uma potência instalada de 8370 MW. Fica no rio Tocantins, no município de Tucuruí, Pará, no Brasil. A barragem de Tucuruí tem 11 km de comprimento e 78 m de altura. O desnível da água varia com a estação entre 58 e 72 m. O reservatório tem 200 km de comprimento e 2.850 km² de área quando cheio.
Sua construção teve início em 1975, e foi concluída em 1984, numa primeira fase, e depois em 1998 teve início a construção da ampliação da central hidrelétrica,  que foi concluída em 2010.
Imagem: Reprodução
Você poderá gostar também:
Fontes de energia do Brasil
Energia elétrica - Brasil

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
https://www.portal-energia.com/maiores-centrais-hidroeletricas-mundo/
https://www.itaipu.gov.br/
https://www.aneel.gov.br/infografico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrel%C3%A9trica_das_Tr%C3%AAs_Gargantas
http://clubeuropeuessl.blogspot.com/2012/01/edp-tres-gargantas-barragens-i-i-as.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/04/as-10-maiores-usinas-hidreletricas-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa