12 de novembro de 2019

Energia elétrica - Brasil

A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo. A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em fontes de energia não renováveis, os combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, nas termelétricas. Já a matriz elétrica brasileira está baseada em fontes de energia renováveis, isso porque grande parte da energia elétrica gerada pelo Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica vem crescendo bastante.

De acordo com o documento Resenha Energética Brasileira, do Ministério das Minas e Energia (exercício 2018), as fontes de geração de energia elétrica no Brasil são:
Hidráulica - 66,6% (incluindo a importação de Itaipu);
Gás natural (termelétricas) - 8,6%;
Eólica - 7,6%;
Bagaço de cana (biomassa) - 5,6%;
Outras renováveis (lixívia, biogás, casca de arroz, capim elefante, resíduos de madeira e gás de carvão vegetal) - 3,0%;
Nuclear - 2,5%;
Carvão mineral -  2,2 %;
Outras não renováveis ( gás de alto forno, de aciaria, de coqueria, de refinaria e de enxofre; e alcatrão) - 1,9%;
Petróleo - 1,5%;
Solar - 0,54%

Energia elétrica

A energia elétrica é produzida principalmente em usinas hidrelétricastermelétricas, e termonucleares.
Ela é gerada pelo acionamento de uma turbina, que consiste em um conjunto cilíndrico de aço que gira em torno de seu eixo no interior de um receptáculo imantado. Na turbina, portanto, a energia cinética (de movimento) é transformada em energia elétrica. Nos diferentes tipos de usina, o que difere é a energia primária utilizada para mover as turbinas.
Imagem: http://www.universidadetrisul.com.br
Como é feita a distribuição da energia elétrica

A distribuição da energia elétrica no Brasil é feita por meio da integração da produção, transmissão e distribuição até o consumidor final. Essa integração  é feita em função de fatores como: industrialização, urbanização, aumento da demanda e origem das hidrelétricas.
As redes de distribuição dividem-se em:
* Redes elétricas primárias - redes de distribuição de média tensão que atendem empresas e indústrias de médio e grande porte.
* Redes elétricas secundária - redes de distribuição de baixa tensão que atendem residências, pequenas empresas e iluminação pública.
Estima-se que 85%  das unidades consumidoras são residenciais, mas que 35% do consumo de energia elétrica no Brasil seja feito pelas indústrias.

Localização das fontes geradoras de energia elétrica

Você poderá se interessar também:
Fontes de energia do Brasil
Fontes de energia - Hidrelétricas

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica
http://www.mme.gov.br/documents/1138787/1732840/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v2.pdf
https://www.aneel.gov.br/infografico
http://www.universidadetrisul.com.br/fases-de-obra/instalacoes-eletricas/como-e-feita-a-distribuicao-de-energia-eletrica-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa