10 de novembro de 2019

Energia e meio ambiente

Toda energia produzida no planeta é resultado da utilização e transformação dos recursos naturais. Então, o tema energia tem muita relação com o meio ambiente.

Vamos começar a nossa abordagem pelos combustíveis fósseis, recursos não renováveis na natureza.
A queima desses combustíveis  é altamente poluente, no entanto, o sistema de transporte mundial usa predominantemente esse tipo de combustível. Além dos problemas para a saúde, os combustíveis fósseis  acentuam o efeito estufa e causam outros sérios problemas ambientais, como as chuvas ácidas e a intensificação das ilhas de calor.
Mesmo as fontes renováveis acarretam em maior ou menor grau algum tipo de impacto, como a hidreletricidade, a fissão nuclear e as formas de produção de energia nas quais são empregados diversos tipos de biomassa. Somente algumas fontes de energia alternativas, como a energia solar, a eólica, a geotérmica, e a da variação das marés causam poucos impactos ambientais. No entanto, seu aproveito está restrito a locais que apresentam condições favoráveis. Em virtude dos altos custos de instalação das unidades captadoras e transformadoras, a utilização ainda é pequena.

Nos países desenvolvidos, o consumo de energia per capita é maior do que naqueles em desenvolvimento. Esse fato se deve ao grau de industrialização, ao desenvolvimento econômico e às condições de vida da população de cada região.
O consumo energético residencial dos países ricos geralmente é mais alto porque o número de eletrodomésticos (televisores, aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar, geladeiras, etc.) é maior. Outro fator, é que nos países de altas latitudes o consumo per capita costuma ser elevado durante as estações com temperaturas mais baixas, quando o uso de aquecimento doméstico e comercial é intenso.

A busca por maior eficiência energética e que ao mesmo tempo ajude a reduzir os impactos ambientais, têm levado os países a investir em fontes de energia menos poluentes. A utilização crescente de fontes renováveis de energia é uma das estratégias para alcançar a sustentabilidade socioambiental. A longo prazo, essa estratégia poderá reduzir a participação percentual dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, levando à perda da hegemonia do petróleo antes do esgotamento de suas reservas.
Imagem: https://dlpng.com/
Você poderá gostar também:
Fontes de energia do Brasil
Fontes de energia - Petróleo
Questões sobre fontes de energia

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
http://www.eumed.net/libros-gratis/2012b/1224/fontes-energia-meio-ambiente.html
https://biomania.com.br/artigo/energia-e-meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa