4 de novembro de 2019

Comunicação sem fio

Imagem: Pixabay
Em telecomunicações, as comunicações sem fio (wireless) consistem na transferência de dados e informações sem a utilização de cabos e geralmente é transmitida através de frequência de rádio, infravermelhos, etc. As distâncias podem ser curtas, como a que há entre a televisão e o seu controle remoto ou longas, como a que ocorre nas transmissões de ondas de rádio.

Essa tecnologia foi criada a partir de experimentos de Nikolla Tesla, e possibilitou décadas mais tarde o surgimento de invenções como os celulares, os notebooks, vídeo e outros dispositivos portáteis.
Em 1894, Tesla conseguiu uma transmissão sem fio, e passou a ser considerado um dos maiores engenheiros eletrotécnicos da história da humanidade.

O mundo atual utiliza a tecnologia sem fio na comunicação via satélite (módulo via satélite, internet via satélite, rede interplanetária), infravermelho (controles remotos, lasers, controles de segurança, comunicações de curto alcance), rádio broadcast (rádio AM/FM, rádio de comunicação entre aviões, navios e cidades), wifi (roteadores de WLAN utilizadas nas casas, roteadores de redes internas empresariais, normalmente utilizadas para redes internas de internet), comunicação telefônica (telefones celulares, 3G e 4G de celulares).
Imagem: Reprodução
Fonte:
https://acrediteounao.com/10-grandes-invencoes-humanidade/
https://gizmodo.uol.com.br/como-comecou-essa-historia-de-transmitir-informacoes-sem-fio/
http://www.vanialima.blog.br/2019/07/somos-fisicos-revolucao-wi-fi.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%B5es_sem_fio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa