8 de dezembro de 2019

O arquipélago fluvial de Anavilhanas - Amazônia

Imagem: https://www.acritica.com/
No post anterior o foco foi o imenso rio Amazonas. Hoje convido você a continuar comigo o passeio pelo norte do Brasil. O assunto é uma área natural preservada de uma beleza indescritível: Anavilhanas.


O Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de conservação da natureza localizada no estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. Foi criado para preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas, assim como para permitir o estudo e a preservação desse bioma.

É considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo com aproximadamente 400 ilhas, 60 lagos e dezenas de canais do rio Negro, formando um incrível labirinto que pode ser admirado por via aérea ou com embarcações. O nível da água varia conforme os ciclos de seca e de cheia, oscilando entre  8 e 12 metros. No período de  cheia, as ilhas e parte da vegetação ficam submersas. Na seca, emergem as praias.

O Parque Nacional de Anavilhanas protege três espécies de mamíferos aquáticos: o boto-vermelho (considerado "em perigo"), o boto tucuxi (cinza) e o peixe-boi (considerado "vulnerável"), além da ariranha e da lontra. Se destaca, também, pela grande quantidade de aves.
Praias
Imagem: https://viagenseoutrashistorias.com.br/
Conheça o Parque Nacional de Anavilhanas
"No Parque Nacional de Anavilhanas, localizado no estado do Amazonas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio. Um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo". 
Convido você a assistir ao vídeo para ver um pouquinho do que é este paraíso.
Você poderá se interessar também
O imenso rio Amazonas

Fonte (internet):
http://www.icmbio.gov.br/parnaanavilhanas/quem-somos/historia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_de_Anavilhanas
https://www.acritica.com/channels/governo/news/com-400-ilhas-parque-nacional-de-anavilhanas-e-retratado-em-webserie

Um comentário:

  1. Convido você a assistir ao vídeo para entender melhor o significado deste fantástico arquipélago fluvial. No Parque Nacional de Anavilhana, localizado no estado do Amazonas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio. Um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa