13 de dezembro de 2019

O turismo sustentável é possível?

Ponte na Reserva Natural Salto Morato - Paraná
Imagem: Fundação Grupo Boticário 

Hoje o assunto é o turismo ecológico ou turismo sustentável.

Sob o ponto de vista econômico, o turismo é uma das principais fontes de renda do mundo, faz parte do setor terciário como categoria de prestação de serviços. Movimenta a economia de uma cidade, de uma região ou país. Como exemplo de países em que o turismo é a principal atividade econômica temos as Ilhas Maldivas, a Croácia, a Ilha de Malta, a Tailândia, a Jamaica e a Islândia . 

O turismo, apesar de gerar muita renda, é uma atividade que causa degradação ambiental. Nesse contexto, surgiu a necessidade de se pensar em novas formas de fazer turismo, que fosse viável do ponto de vista econômico, que causasse o mínimo de impactos negativos e que, ao mesmo tempo, pudesse ser benéfico para as comunidades locais.

Algumas atitudes importantes podem ser tomadas pelo turista  antes e durante a viagem. Uma delas, que considero bem relevante, é a escolha de lugares menos conhecidos, a fim de que se possa explorar as tantas potencialidades e belezas naturais que existe no país. Outra ideia é conhecer a comunidade local e respeitar a cultura do lugar que você está visitando. Afinal, creio que o objetivo primordial do turismo é o nosso enriquecimento cultural, conhecer a diversidade de olhares decorrentes das diferentes culturas pelo mundo. Uma forma de ajudar as comunidades do local que você está visitando é comprar em estabelecimentos pequenos do próprio lugar. A consciência ambiental também está na escolha de lugares que não exploram animais.

Em um post anterior falamos sobre o arquipélago fluvial de Anavilhanas como exemplo de turismo sustentável no Brasil. Aqui no sul temos a cascata do Caracol,  um dos principais roteiros turísticos com essa pegada mais natural. Entretanto, esse tipo de turismo requer um cuidado e uma vigilância constantes por serem lugares conhecidos e com grande fluxo de turistas, a fim de que os impactos negativos sejam mínimos.
Desculpa não ser original, mas acho muito válido...

E você, já fez turismo ecológico? Se sim, deixa nos comentários do blog o  relato de suas viagens.

Fonte (internet):https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/04/06/fazer-turismo-sustentavel-exige-respeito-ao-meio-ambiente-e-a-cultura-local-veja-miniguia-com-d
https://www.forumseculo21.com.br/noticias4862,turismo-sustentavel-x-turismo-predatorio.html
https://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/destinos-destaque/conheca-6-paises-onde-o-turismo-e-a-principal-atividade-economica/

Um comentário:

  1. Se você já fez turismo ecológico e conheceu um lugar espetacular, conte para a gente!

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa