3 de junho de 2020

A regionalização do espaço mundial

Para estudar o mundo, é comum dividi-lo em regiões, que são áreas com características importantes em comum. Para isso é importante estabelecer critérios de divisão.

Para dividir o espaço mundial são utilizados muitos critérios. Como exemplo, podemos dividir o mundo em continentes ou de acordo com as paisagens naturais, divisão essa s estudadas no primeiro ano. Também podemos dividir o mundo de acordo com a industrialização e pelo nível de desenvolvimento tecnológico dos países, por países ricos e pobres ou ainda por associações econômicas e comerciais (blocos econômicos).

É muito importante entender que as divisões regionais não são precisas e que muitas delas acabam por ficar em desuso no decorrer dos anos, como é o caso da divisão por sistema político-econômico, mas que foi muito utilizada durante o período da guerra fria, que já estudamos.

DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO

O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em: 
Primeiro Mundo: grupo de países capitalistas desenvolvidos
Segundo Mundo: grupo de países socialistas ou de economia planificada
Terceiro Mundo: grupo de países capitalistas subdesenvolvidos

Com o fim da guerra fria, essa classificação ficou ultrapassada e sem sentido, uma vez que o fim do socialismo implicou o fim do segundo mundo. Então não tinha mais sentido o uso do termo primeiro e terceiro mundo.


DIVISÃO POR NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Atualmente vivemos a ordem mundial multipolar, porque são vários polos de poder, ou seja, países com grande influência nas ações mundiais, que se destacam pelo desenvolvimento científico e tecnológico, aliado à presença de grande capital. Entretanto, são muitos os países com baixo grau de desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

Pode-se  perceber que pouco mudou desde o final da guerra fria, uma vez que os países que eram dominantes e que realizaram a ocupação e a exploração do mundo continuaram desenvolvidos, apesar de alguns terem perdido poder econômico. Já a maioria dos países que foram colonizados continuam subdesenvolvidos.

Países desenvolvidos são aqueles que apresentam elevada industrialização e desenvolvimento social, tecnológico e científico. Países subdesenvolvidos são aqueles que possuem reduzido desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico.

Nas últimas décadas, os países desenvolvidos passaram a ser conhecidos como países do Norte e os países subdesenvolvidos como países do Sul. Isso se deve ao fato de a maioria dos países desenvolvidos estar predominantemente no norte e os países pobres situados em sua maioria no sul. Essa divisão não segue os limites da linha do Equador, uma vez que a Austrália e a Nova Zelândia ficam no hemisfério sul, mas são classificados pelo critério de desenvolvimento como país do Norte.

Os países que intensificaram investimentos na sua industrialização e em tecnologia foram chamados de países em desenvolvimento ou emergentes. Se destacaram como emergentes: a China, a Rússia, a Índia, o Brasil, México, Argentina, entre outros.

Sobre o  desenvolvimento econômico do geógrafo Josué de Castro sobre desenvolvimento econômico. segundo ele o desenvolvimento implica mudanças sociais sucessivas e profundas. "O conceito de desenvolvimento não é meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos. Crescer é uma coisa; desenvolver é outra. Crescer é, em linhas gerais, fácil. Desenvolver equilibradamente é difícil”.
Imagem: Reprodução

Vídeo: Regionalização da nova ordem mundial



Fonte:
https://www.coladaweb.com/geografia/regionalizacao-do-espaco-mundial
https://www.proenem.com.br/enem/geografia/regionalizacao-mundial-criterios-e-grupos-de-paises/
https://youtu.be/_buMLYDc5kU

Atividades de fixação do conteúdo:

1. Qual é o critério para se regionalizar o mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
2. Explique por que a regionalização por sistema político e econômico utilizada durante a guerra fria ficou ultrapassada.
3. Diferencie países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
4. Os países desenvolvidos estão em sua grande maioria está localizado no hemisfério norte. Cite os países que estão localizados hemisfério sul e são considerados desenvolvidos.
5. Qual é a ideia que o Geógrafo Josué de Castro tem sobre o desenvolvimento econômico? 
6. Assista ao vídeo sobre a regionalização da nova ordem mundial e explique por que, como toda espacialização, essa também tem inúmeros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa