22 de abril de 2020

Exercícios sobre Indivíduo e sociedade

Como é possível que os indivíduos, com suas peculiaridades e diferenças, convivam em sociedade de maneira organizada? Quem é o responsável pelo funcionamento e pela maneira como se apresentam as diferentes instituições sociais, como a família, a escola e o Estado? Serão os indivíduos capazes de rebelar-se contra as regras sociais e transformá-las? Ou, ao contrário, as regras sociais exercem uma força que restringe a capacidade de ação deles?
                             ( SILVA. Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.)

Os exercícios abaixo deverão ser realizados após a leitura dos textos Indivíduo e Sociedade e Fato Social.



1. Uma das importantes contribuições de Émile Durkheim foi sua teoria sobre o fato social. Buscando uma relação entre o diálogo apresentado na tirinha e o conceito de fato social, é correto afirmar que o diálogo apresentado na tirinha

a) se relaciona com o fato social, porque, apesar de a filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e segundo a definição de Durkheim, fato social seria agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção.
b) não se relaciona com o fato social porque, apesar de a filha querer expressar a sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção.
c) se relaciona com o fato social porque, apesar de a filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria o somatório dos indivíduos vivos que a compõem ou de uma mera justaposição de suas consciências.
d) se relaciona com o fato social porque a filha pretende agir a partir da sua individualidade e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de fazer ou de pensar, reconhecível pela particularidade de ser suscetível de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares.

2. (Unimontes ) Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.

3. (Uncisal) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
a) Fatos sociais.
b) Expressões culturais.
c) Ações sociais.
d) Estruturas políticas.
e) Relações sociais

4. Uma pessoa é convidada a participar de um evento formal, que exige uma espécie de "traje" formal. Como vai ser recebida uma pessoa que vai a esse evento de calça jeans, camiseta e tênis?
a) Vai ser ignorada.
b) Vai ser bem recebida.
c) Vai ser considerada exemplo para os outros.
d) Vai ser considerada modelo para os outros.
e) Vai ser mal recebida.

5. (Uffs)  Na perspectiva clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de:
a) Fato Social. 
b) Método Social. 
c) Método Analítico. 
d) Materialismo Dialético. 
e) Materialismo Histórico Dialético. 

Fonte:
http://educacao.globo.com/sociologia/assunto/conflitos-e-vida-em-sociedade/individuo-e-sociedade.html
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/durkheim-fato-social.htm
https://rachacuca.com.br/quiz/127225/exercicios-de-sociologia-i/
http://sociologianapontadalingua.blogspot.com/p/vamos-analisar-o-tema-individuo-e.html

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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa