30 de outubro de 2020

As empresas que ultrapassam fronteiras

Imagem: Reprodução
Desde o final do século XIX, formaram-se grandes empresas a partir dos trustes e oligopólios com sede nas metrópoles e filiais em diversos países, chamadas multinacionais. Esse modelo, em geral, reproduzia tecnologias procedentes da sede, garantia a localização próxima às fontes de matérias-primas e assegurava a venda de produtos industrializados. Nos principais centros industriais do mundo (como os Estados Unidos, os países da Europa Ocidental e o Japão), desde o final do século XIX, formaram-se esses grandes grupos empresariais. Esse processo foi favorecido por dois fatores: a concentração e a centralização. O processo de concentração envolveu a eliminação das empresas concorrentes do mesmo ramo de atividade. A centralização ocorreu com a formação de grandes conglomerados, que passaram a operar em diferentes e complementares ramos de atividade de uma mesma cadeia produtiva, formando redes geográficas de alcance global.

Mais recentemente as multinacionais ficaram conhecidas como transnacionais, termo mais apropriado, pois adotaram novos procedimentos, como a especialização das filiais em fases específicas do processo de produção, mudança ou divisão da sede, distribuindo-a por diversos países, deslocamento de unidades produtivas em busca de rentabilidade e a criação de centros de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras nas filiais. Suas atividades produtivas, mercantis e administrativas ultrapassam fronteiras, estendendo-se a diversos países. Os vínculos especiais com o país de origem diminuem à medida que aumenta seu poder independente em um mercado globalizado e sem fronteiras. Essas corporações se espalharam pelo mundo e assumiram a hegemonia na economia mundial. O processo que permitiu essa expansão foi o da extrema competição por meio de inovações em seus produtos e da eliminação dos concorrentes. Com enorme faturamento, acelerado a partir de 1990, essas megaempresas controlam todos os setores da economia: agricultura, indústria, comércio e serviços.

Fonte: TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa