30 de outubro de 2020

Conglomerados

Os conglomerados, também chamados grupos ou corporações, visam dominar a oferta de determinados produtos e serviços no mercado e são o exemplo mais bem-acabado de empresas do capitalismo monopolista. Controlados por uma holding, atuam em diferentes setores da economia. Seu objetivo é garantir uma lucratividade média, já que pode haver rentabilidades diferentes em cada setor e, consequentemente, em cada empresa do grupo.

Muitos trustes formados no fim do século XIX transformaram-se em conglomerados, que resultaram de um ampliado processo de concentração de capitais e de uma crescente diversificação dos negócios.

Por exemplo, o grupo General Eletric, sediado nos Estados Unidos, atua em diversos ramos industriais e fabrica uma grande variedade de produtos (lâmpadas elétricas, fogões, geladeiras, equipamentos médicos, motores de avião, locomotivas, turbinas para hidrelétricas, etc.).

Outros conglomerados pelo mundo: Daimler AG (Alemanha), Sony (Japão), Fiat Chrysler (Itália/EUA), Nestlé (Suiça) e Unilever (Reino Unido/Países Baixos).

Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa