28 de outubro de 2020

Tecnopolo

Imagem: Reprodução

É um centro industrial e tecnológico que reúne, em um mesmo local, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como universidades e empresas de alta tecnologia. Na era dos tecnopolos, um novo "capital" é muito valorizado: o capital intelectual. Por isso a universidade é fundamental nesses locais. Não existe aí uma cadeia industrial baseada na complementação de produtos, mas uma produção em que o principal capital é o conhecimento. Uma infraestrutura de infovias (fibra óptica, internet banda larga) com um bom sistema de comunicação é essencial para a instalação de um tecnopolo.

Esses novos centros industriais e de serviços têm relação com a Terceira Revolução Industrial, assim como as bacias carboníferas tinham com a Primeira ou as jazidas petrolíferas com a Segunda. Os tecnopolos constituem os pontos de interconexão da rede mundial de produção de conhecimentos e os principais centros irradiadores das inovações que caracterizam a revolução tecnológica que se iniciou nas últimas décadas do século XX. Muitas empresas inovadoras que existem hoje no mundo se desenvolveram numa incubadora, no interior de um parque tecnológico.

Os tecnopolos concentram-se especialmente nos Estados Unidos, na União Europeia e no Japão, embora existam em outros países desenvolvidos e também em alguns países emergentes: no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Coreia do Sul, em Taiwan, no México, entre outros.

O Vale do Silício é o maior parque tecnológico do mundo. Fica na região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos e abriga algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, Apple, Tesla, entre outras.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017.
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.
http://www.laiob.com/blog/por-que-o-vale-do-silicio-e-o-maior-polo-de-tecnologia-do-mundo-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa