26 de outubro de 2020

Países emergentes

Imagem: Reprodução
Um país emergente apresenta atributos (como PIB expressivo, economia diversificada com parque industrial dinâmico e capacidade para influenciar decisões geopolíticas e econômicas em nível regional) que lhe conferem protagonismo em ascensão nas relações internacionais.

Os países emergentes são classificados como subdesenvolvidos que apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.

Em linhas gerais, os países emergentes apresentam economias de industrialização recente, que se desenvolveram na segunda metade do século XX e no início do século XXI.

O que diferencia os países emergentes dos demais é o avançado processo de industrialização pelo qual esses países passaram, processo esse assentado principalmente pela instalação maciça de empresas multinacionais.

São países considerados emergentes os que fazem parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), do MIST (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia), dos Tigres Asiáticos (Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan), dos Novos Tigres Asiáticos ( Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas). Na América do Sul, merecem destaque também a Argentina e o Uruguai.

Fonte: LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Lazaro Anselmo; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm
https://www.preparaenem.com/geografia/paises-emergentes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa