27 de outubro de 2020

Mercado de capitais

É um sistema que reúne atividades ligadas ao capital financeiro. É representado por bancos comerciais e de investimentos, Bolsas de Valores e sociedades corretoras. Esses agentes negociam ações, títulos públicos e privados, moedas (câmbio) e commodities (produtos agrícolas e minerais).

O mercado de capitais é aquele em que atuam as empresas de “capital aberto” , ou seja, aquelas que admitem qualquer pessoa como sócia, uma vez que pode ser adquirida uma parte do empreendimento através da venda de ações. 

As ações e os títulos do mercado de capital são negociados nas bolsas de valores, que é o espaço físico do mercado financeiro. O preço das ações e dos títulos é  variável, mudando de acordo com a lei da oferta e demanda (bens com muita procura e pouca oferta tem preços elevados e vice-versa).

No mercado financeiro, ativo é tudo o que tem valor e que pode ser negociado. Os principais ativos negociados no mercado de capitais são:
Ações: são uma fração da empresa. O investidor quando adquire ações se torna sócio da organização e por elas recebe lucros e dividendos.
Debêntures: são empréstimos realizados pelos investidores para uma empresa. A empresa que precisa de capital emite títulos de dívida e o investidor se torna o credor dessa empresa.
Commercial Papers: conhecidos por nota promissórias, são títulos de dívida, assim como as debêntures. As empresas oferecem commercial papers quando precisam de recursos financeiros de forma rápida e querem fugir dos juros bancários.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 20217.
https://www.significados.com.br/mercado-de-capitais/
https://www.coachfinanceiro.com/portal/saiba-qual-e-o-conceito-de-mercado-financeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa