A População Economicamente Ativa (PEA) é composta de pessoas que têm ocupação remunerada. Os que não exercem atividade remunerada (crianças, aposentados, idosos, mulheres que cuidam apenas do lar) formam a População Economicamente Inativa (PEI). São consideradas Pessoas em Idade Ativa (PIA), ocupadas ou não, aquelas que se encontram na faixa etária de 14 a 65 anos.
A população que trabalha mantém a população inativa. A relação entre as faixas inativa e a PEA é chamada taxa de dependência e expressa o ônus de jovens e idosos para a população economicamente ativa.
A distribuição da PEA pelos setores de atividade econômica apresenta diferenças entre os países desenvolvidos e os não desenvolvidos.
Nos países desenvolvidos existe uma concentração maior de trabalhadores no setor terciário, que abrange as áreas de informática, a mídia, os serviços e o comércio em geral. A concentração nesses setores já é verificada também nos países emergentes. O setor primário, que reúne as atividades extrativistas e agropecuárias, perde cada vez mais funcionários para a mecanização do campo; e o setor secundário, que compreende as atividades industriais de modo geral, está ocupando menor número de trabalhadores, em razão do uso intensivo de máquinas e robôs.
Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço natural natureza e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!