12 de novembro de 2020

A Geografia na Antiguidade

 A palavra geografia vem do grego: geos=terra e graphos=descrição. Geografia, portanto, era o nome que os gregos, importante civilização da Antiguidade, deram ao conjunto de observações e descrições que viajantes e estudiosos faziam de tudo o que havia na superfície da Terra.

Foi na Grécia antiga que a ciência geográfica recebeu seu nome. entretanto, outros povos que viveram antes dos gregos já tinham conhecimentos geográficos. entre eles, destacam-se os egípcios, os fenícios e os babilônios.

Os egípcios

Imagem: Reprodução
A civilização egípcia é uma das mais antigas do mundo: data de cerca de 5 mil anos a.C. Os egípcios se estabeleceram às margens do rio Nilo e tiveram na agricultura sua principal atividade. Devido às condições desfavoráveis do clima desértico da região, essa era a única área que permitia a atividade agrícola, graças ao ciclo de cheias e vazantes do Nilo. Os egípcios procuraram estudar a periodicidade das estações do ano. Para isso observavam os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas.

Os fenícios e os babilônios

Esses povos habitavam regiões do atual Oriente Médio.

Os fenícios ocupavam uma faixa do litoral do mar Mediterrâneo, onde atualmente fica o Líbano.. Dedicavam-se principalmente ao comércio e, por esse motivo, faziam muitas viagens pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. Chegaram mesmo a ultrapassar o estreito de Gibraltar e atingir o oceano Atlântico. Por isso, conheciam bem esses litorais, com seus golfos, ilhas, baías, e outras formas de relevo litorâneo.

Imagem: Reprodução

Os babilônios habitavam a região da Mesopotâmia, situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o Iraque.

Imagem: Reprodução

Esse povo, como muitos outros, servia-se de crenças espirituais e mitológicas para explicar fenômenos naturais que, à primeira vista, eram inexplicáveis. Os babilônios supunham que a Terra fosse uma imensa montanha redonda, cercada por mares. No interior dessa montanha estava o Reino dos Mortos e sobre ela, no céu, encontrava-se a Morada dos Deuses. É de autoria dos babilônios o mais antigo mapa de que se tem notícia, gravado em argila.

Imagem: Por British Museum.Wikipédia.

Os gregos

Foi na Grécia antiga que a ciência geográfica conheceu seus primeiros progressos. Apesar de considerarem a geografia meramente descritiva, os gregos tinham um relativo adiantamento científico, que foi fundamental para os estudos geográficos. Elaboraram mapas e, nesse período, não havia uma separação institucional dos conhecimentos: todos eram ao mesmo tempo filósofos, matemáticos, historiadores, geógrafos.

Aristóteles (384-322 a.C), filósofo grego, afirmou que a Terra era redonda, com base em sua sombra projetada na Lua, durante os eclipses. Outros pensadores gregos, como Tales de Mileto (cerca de 640-548 a.C.), supunham que a Terra fosse um disco plano que flutuava sobre a água.

Importante contribuição para a geografia também foi dada pelos gregos Eratóstenes (276-194 a.C), Hiparco (190-120 a.C), Estrabão (64 a.C-19 d.C) e Cláudio Ptolomeu (85-165 d.C). Acredita-se que Estrabão tenha sido o primeiro a utilizar o termo geografia. Eratóstenes desenhou um mapa do mundo conhecido utilizando uma rede de paralelos e meridianos. além disso, calculou com bastante precisão a circunferência da Terra.

Cláudio Ptolomeu defendeu que a Terra era o centro do Universo: à sua volta, giravam os planetas e as estrelas. Com os conhecimentos da época, a ordem de afastamento do centro do sistema (a Terra) era: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e a esfera das estrelas "fixas". Os planetas Urano e Netuno não tinham ainda sido descobertos e não constavam no sistema.

Imagem: Mapa de Eratóstenes (Reprodução)

Veja sequência da história da geografia em... A geografia na Idade Média.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa