3 de novembro de 2020

Conurbação

Conurbação é a junção entre o espaço urbano de duas cidades distintas. Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico.

A conurbação é produto do crescimento horizontal, principalmente pela ampliação das periferias das grandes cidades. Geralmente ocorre entre uma metrópole e outras cidades menores, formando um único espaço urbano com duas ou mais cidades.

O crescimento populacional nas cidades gera o adensamento das áreas urbanas, o que acarreta na expansão da área geográfica de uma cidade. Conforme a contínua expansão, essas cidades acabam unificando suas manchas urbanas, formando uma grande e mais extensa mancha urbana.

A partir da formação de um aglomerado de cidades conurbadas, que passam a integrar um único espaço urbano que não pode ser dividido a partir da observação direta, surgem as áreas metropolitanas.

Fonte:
https://querobolsa.com.br/enem/geografia/conurbacao
http://meioambientetecnico.blogspot.com/2013/10/conurbacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa