3 de novembro de 2020

Megalópole

São regiões de grande aglomeração populacional formadas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação. É uma gigantesca área que costuma concentrar os investimentos, as atividades industriais e boa parte da população de um país.

Em alguns países do mundo, o crescimento de duas ou mais metrópoles e das aglomerações urbanas no seu entorno, têm dado origem às chamadas megalópoles. Essa expansão geralmente ocorre devido à expansão das áreas industriais ao longo de eixos viários, como rodovias, ferrovias e hidrovias.

Esse tipo de região urbana só existe quando quando há um eixo econômico, social, cultural e populacional que envolve duas ou mais metrópoles, geralmente de nível internacional, formando uma urbanização contínua ligada por cidades de médio e pequeno porte.

São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.

Nos Estados Unidos existem três megalópoles: Chipitts, situada entre Pittsburgh e Chicago; BosWash, localizada entre Washington e Boston e SanSan, que fica entre São Francisco e Los Angeles.
Imagem: Reprodução
O maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno. Essa região abriga quase 80% da população japonesa, evidenciando o caráter altamente desenvolvido de suas estruturas e de seus espaços.
Imagem: Reprodução

O Brasil tem uma megalópole em formação. A região metropolitana da Baixada Santista e a região de Campinas, juntamente com a região do  Vale do Paraíba, formam a primeira megalópole brasileira entre São Paulo e Rio de Janeiro,  que agrupam um conjunto de treze cidades-satélites.
Imagem: Reprodução
Diferença entre Metrópole e Megalópole

A metrópole é uma grande cidade e a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação, que é quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico.

Fonte:
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia espaço e identidade. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-megalopole.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/megalopoles.htm
https://querobolsa.com.br/enem/geografia/megalopolesa
https://www.todamateria.com.br/metropole-e-megalopole/
http://meioambientetecnico.blogspot.com/2013/10/conurbacao.html
http://geoconceicao.blogspot.com/2012/06/megalopoles.
htmlhttps://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Urbanizacao/urbanizacao4.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa