4 de novembro de 2020

Regiões metropolitanas

 As áreas metropolitanas formam grandes concentrações urbanas que ultrapassaram os limites de seus municípios, causando a junção deles. Esse fenômeno é causado pela conurbação de aglomerados urbanos.

As Regiões Metropolitanas são estruturas territoriais especiais, formada pelas principais cidades do país e pelas aglomerações a elas conurbadas. Tais estruturas configuram unidades de planejamento integrado do desenvolvimento urbano. Originalmente, a noção foi aplicada às nove maiores aglomerações urbanas do país.

A conurbação impulsionou a metropolização. A expansão econômica das metrópoles produziu crescimento demográfico do núcleo urbano central e dos núcleos do entorno. Em alguns casos, a integração das manchas urbanizadas realizou-se fisicamente, de modo que as estradas que ligavam núcleos próximos foram incorporadas como avenidas à circulação viária metropolitana. Em outros, as manchas urbanizadas permanecem separadas por áreas rurais, embora tenha ocorrido completa integração funcional.

A Lei Complementar n° 14, de 1973, reconheceu os desafios gerados pelo processo de conurbação e criou a noção de região metropolitana. Foram institucionalizadas inicialmente, nove regiões metropolitanas: as de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Rio de Janeiro, esta última em 1974. 

Até o início dos anos de 1990, ainda se mantinham as nove regiões metropolitanas iniciais, mas, a partir daí - por força da Constituição de 1988, que delegou aos governos das unidades da federação a incumbência da criação de novas regiões metropolitanas, novas Regiões Metropolitanas foram criadas. Entre as 25 mais importantes, oito são nucleadas por capitais estaduais: São Luís, Vitória, Natal, Florianópolis, Maceió, Goiânia, Aracaju e João Pessoa.

Regiões metropolitanas Brasil 2017 - IBGE
Para acessar os dados completos em PDF, vá até o seguinte endereço eletrônico: 
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_regioes_metropolitanas.pdf

Fonte: 
SILVA, Angela Corrêa da; OLIC, Nelson Bacic; LOZANO, Ruy. Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2016.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa