5 de novembro de 2020

Espaço geográfico

Rio Grande (RS) - Imagem Reprodução
A Geografia é uma ciência social. Estudar Geografia é analisar a paisagem e pensar a respeito do espaço produzido pela sociedade. Para fazer isso, é preciso empregar algumas ferramentas que nos auxiliam a organizar pensamento. Na linguagem da ciência, essas ferramentas se chamam conceitos.

O conceito de espaço geográfico é central para a produção de um saber geográfico que seja capaz de explicar a sociedade. Ele é o fio condutor que integra os diversos temas estudados pela Geografia.

Entre as definições possíveis desse conceito complexo e abrangente, podemos considerar espaço geográfico a combinação entre elementos naturais (fixos) e as pessoas, mercadorias, finanças e informações (fluxos).

O espaço geográfico é, portanto, o conjunto de elementos materiais (naturais e construídos) em movimento permanente. A ação da sociedade sobre ele o modifica e organiza de acordo com as necessidades e características econômicas, políticas e culturais existentes e em seu processo de evolução histórica.

A análise dos elementos materiais  permite entender  como os grupos sociais operam na paisagem, desenvolvem relações de trabalho e interagem entre si, com outros grupos e com o ambiente. A Geografia dedica-se ao estudo dessas relações e de seu papel na construção e transformação do espaço.

Segundo o geógrafo Jacques Levy (1935-2004), a distância é o elemento central do espaço geográfico. A distância aqui mencionada não é a física (aquela medida por algum instrumento), mas sim uma dimensão ampliada, em que ocorrem as relações estabelecidas entre os grupos sociais. Dependendo da maior ou menor capacidade desses grupos sociais em percorrer ou diminuir as distâncias entre seus indivíduos e outras coletividades, mais ou menos complexas vão ser as interações entre esses grupos. Daí a grande importância dos meios de comunicação modernos e atualizados.

Para Milton Santos (1926-2001), o espaço geográfico é um conjunto de sistemas de objetos e ações, isto é, os itens e elementos artificiais e as ações humanas que manejam tais instrumentos no sentido de construir e transformar o meio, seja ele natural ou social.

O conhecimento da organização do espaço geográfico é fundamental para a compreensão do mundo de hoje, pois suas várias etapas e transformações explicam os atuais sistemas econômicos, sociais e culturais.

O conceito de espaço geográfico envolve não somente a combinação de objetos sociais e de objetos naturais, mas as ações humanas decorrentes da organização do trabalho, das relações familiares e cotidianas, da produção e do consumo. Isso significa que a sociedade produz o espaço no qual vive, estuda, trabalha e se diverte, mas é também, em certa medida, fortemente influenciada pelas características desse espaço.

Um edifício, por exemplo, é apenas um objeto material, mas adquire um conteúdo social completamente diferente quando usado por uma escola ou por uma fábrica. Da mesma maneira, quando uma construção onde funcionava um cinema passa a ser utilizada como um templo religioso, a paisagem pouco se modifica, mas o sentido e o conteúdo social desse componente do espaço se transformam completamente.

Fonte: 
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-geografico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa