10 de novembro de 2020

Karl Marx

 

Imagem: Reprodução

O pensador alemão Karl Marx (1818-1883) é um dos autores clássicos da Sociologia. Seu pensamento tanto foi inspiração de revoluções socialistas quanto alvo de crítica da filosofia liberal. Suas teorias sobre a sociedade capitalista permitem a construção de uma reflexão crítica sobre as relações de produção e suas consequências para a organização social. Segundo Marx, o motor da história é a luta de classes, que teve início com a propriedade privada dos meios de produção. Para ele são as condições materiais que definem problemas e soluções de uma sociedade.

Principais obras

* O manifesto do partido comunista: escrita por Karl Marx e Friedrich Engels, foi publicada em 1848. Produzido no contexto das revoltas daquele ano na Europa, esse manifesto é considerado um dos mais importantes e contundentes documentos políticos da sociedade contemporânea, tendo servido de base para a maioria das interpretações políticas e econômicas que se fazem dela.

* A ideologia alemã: um dos mais importantes trabalho, escrito e publicado entre 1845 e 1846, traz à tona uma primeira formulação precisa do conceito de materialismo histórico dialético, demonstrando que a tese dialética de Marx tomou um rumo totalmente diferente da dialética de seu professor, Hegel.

* Contribuição para uma Crítica da Economia Política:  nessa obra, Marx fala de algumas noções relacionadas ao valor, à moeda e à mercadoria.

* O Capital: a obra é tida como a mais densa e completa produção marxista, que consagrou  a sua teoria social sobre a divisão de classes sociais, a burguesia e a exploração do trabalho. Nessa obra, Marx faz uma espécie de genealogia do capitalismo e estuda as contradições geradas por esse sistema. 

Fonte: 
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/karl-marx.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa